Fiat comemora 500 mil unidades do Mobi produzidas no Brasil
O hatch supercompacto chega a marca de meio milhão pouco mais de oito anos após ser lançado no mercado brasileiro
Em 2016, a Fiat apresentou no mercado brasileiro um novo veículo, o supercompacto Mobi. O modelo surgiu como uma opção para os grandes centros, lembrando muito os city cars europeus, principalmente pelo porte diminuto. Apesar de muitos pesares, o carrinho acaba de alcançar a marca de 500 unidades produzidas no Brasil.
Feito na planta de Betim do grupo Stellantis (Fiat, Jeep, Peugeot, Citroën e Ram), junto com outros modelos da italiana, como Argo, Cronos e Strada, o Mobi é, atualmente, o único modelo da montadora a não utilizar o moderno motor firefly de três cilindros, a marca ainda opta pelo antigo fire 1.0.
“O Mobi é a prova de que tamanho não é documento. Chegar à marca de meio milhão de unidades produzidas é a comprovação de que, apesar de ser um carro compacto, ele tem um espírito de gigante. Desde seu lançamento, o Mobi tornou-se uma boa escolha para quem busca um carro econômico, prático e cheio de estilo. Isso fica evidente em seu número de vendas, já que ele tem estado sempre entre os veículos mais comercializados do Brasil”, afirma Herlander Zola, vice-presidente sênior da Fiat na América do Sul.
Além de ser ofertado para o mercado interno, com 52 mil unidades comercializadas em 2023 até setembro, o pequeno é exportado para outros 12 países da América Latina.
Segundo a italiana, o nome “Mobi” não foi escolhido por acaso. Ele surge de um estudo aprofundado da Fiat sobre a vida nas cidades e o desejo de criar um carro que fosse um aliado da mobilidade urbana. O termo está diretamente relacionado à vocação do carro à mobilidade e a facilidade do veículo de se locomover nas áreas urbanas.
Ao longo de oito anos, o Mobi já contou com diversas configurações, até uma versão com motor firefly e câmbio automatizado ele teve. Atualmente, o carrinho está meio escanteado no lineup da marca, além de contar só com o propulsor fire, hoje em dia ele tem apenas duas opções disponíveis para o clientes, a Like (R$ 69.990) e a Trekking (R$ 73.590).