‘Veneno fake’

Fiat apresenta o Pulse Abarth, o esportivo nutela do ‘escorpião’

Equipado com o motor 1.3 turbo e câmbio automático, o utilitário recebe uma roupagem diferenciada para ser chamado de “esportivo”

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Fiat Pulse Abarth.
Fiat apresenta o Pulse Abarth, o esportivo nutela do ‘escorpião’. Fotos: Fiat.

No universo automotivo há algumas “brigas” entre quem defende os clássicos e quem apoia as “evoluções”. Dentre elas, há duas mais enfáticas, a dos SUVs, que os puristas só consideram os que contam com tração 4×4, e dos esportivos, que teriam que ser apenas manual. Pois a Fiat mexeu nestes dois “vespeiros” no mais recente lançamento da marca. 

Pela terceira vez, a italiana apresenta um modelo Abarth no Brasil, agora com o Pulse, um esportivo para lá de nutela. A novidade é pioneira em vários aspectos, pois é o primeiro SUV da “marca do escorpião” e o primeiro desenvolvido e produzido por aqui. Além disso, ao contrário dos outros dois (Stilo e 500), ele utiliza câmbio automático. 

O “esportivo” além de ser baseado em um SUV – que, ironicamente, significa “Veículo Utilitário Esportivo”, na sigla em inglês –, é basicamente, o Pulse com um motor mais forte (o 1.3 turbo) e uma roupagem engraçadinha e que custa surreais R$ 149.990, R$ 22 mil a mais que a versão topo de linha com propulsor 1.0 turbo.

Além do preço insano, a Fiat comete uma gafe – para dizer o mínimo – gigante. Segundo a montadora, o Pulse Abarth é o SUV compacto mais rápido do país, com um zero a 100km/h em 7,6 segundos. O problema é que, o Citroën C4 Cactus THP é 0,3 segundos mais veloz, saindo da imobilidade até os 100km/h em 7,3 segundos.

Fiat Pulse Abarth.

O motor é o mesmo de Commander, Compass, Renegade, Sportback e Toro.

A italiana utiliza deste números para justificar a tal esportividade do utilitário. Mas outros modelos com motorização turbo e sem o apelo esportivo são tão rápidos quanto o “escorpião” e nem precisamos sair do grupo Stellantis para isso. Peugeot 2008 THP e Fiat Fastabck 1.3 fazem em 8,1 segundos. Até o pesadão Jeep Renegade não é muito mais lento, com zero a 100km/h em 8,7 segundos. Ou seja, o Pulse deveria ser muito melhor. 

Falando especificamente da motorização, o Abarth utiliza o já conhecido 1.3 turbo presente em diversos veículos da Stellantis, como o Fastback e a Toro na Fiat e Renegade, Compass e Commander na Jeep e, futuramente, deve equipar outros modelos do grupo. Ele gera 185 cavalos e 27,5kmfm de torque, aliado à transmissão automática de seis velocidades, direção elétrica e três modos de direção (Normal, Manual e Poison). 

Fiat Pulse Abarth.

Assim como a carroceria, a cabine tem detalhes em vermelho.

O mais diferente deles é o “Poison” por causa do nome, que faz uma referência dupla: a de “envenenar” o motor e da ação de um escorpião. O modo é, basicamente, o clássico “sport”. Ele pode ser ativado por meio de um botão vermelho no volante e que, entre outros, deixa a condução mais firme e agressiva, atuando na direção, freios e câmbio. 

Visualmente falando, as principais mudanças são a troca dos logos da Fiat para o escorpião da Abarth e a introdução de detalhes vermelhos no para-choque dianteiro, retrovisores e nas faixas laterais. A grade de mesmo formato tem a parte interior no estilo colmeia. As rodas são em preto, assim como o teto e as colunas. Na traseira, escape cromado duplo.

Fiat Pulse Abarth.

O escorpião e o botão “poison”.

Por dentro, o símbolo do escorpião está presente em 13 pontos, como no encosto dos bancos, centro do volante, badge do painel, no câmbio e até na tampa do motor. A cabine também conta com detalhes em vermelho no painel, nos assentos, na coifa do câmbio e no volante. Além disso, as soleiras vêm com a frase “pick your poison” (escolha seu veneno em tradução livre).

Na lista de equipamentos, o Abarth conta com apenas um item que não está presente no Pulse Impetus, o topo de linha com motor 1.0, o freio de estacionamento eletrônico com função auto hold, no mais, é – quase – tudo igual a configuração “normal” do SUV. 

Fiat Pulse Abarth.

Fiat Pulse Abarth.

Dessa forma, ele vem, entre outros, com painel de instrumentos digital com tela de sete polegadas, chave sensorial, ar-condicionado automático e digital, central multimídia com display de 10,1 polegadas, conexão sem fio para smartphones via Android Auto e Apple CarPlay e sistema Connect///Me de serviços conectados e carregador wireless.

Na parte da segurança, faróis full LED, sensores de chuva, crepuscular e de estacionamento traseiro (bizarramente não tem o dianteiro, presente no Impetus), quatro airbags, o freio eletrônico e o sistema ADAS, que engloba comutação automática dos faróis, alerta de mudança de faixa e frenagem automática de emergência.

Fiat Pulse Abarth.
Fiat Pulse Abarth.
Fiat Pulse Abarth.
Fiat Pulse Abarth.
Fiat Pulse Abarth.
Fiat Pulse Abarth.
Fiat Pulse Abarth.
Fiat Pulse Abarth.
Fiat Pulse Abarth.
Fiat Pulse Abarth.
Fiat Pulse Abarth.
Fiat Pulse Abarth.
Fiat Pulse Abarth.
Fiat Pulse Abarth.
Fiat Pulse Abarth.
Fiat Pulse Abarth.
Fiat Pulse Abarth.
Fiat Pulse Abarth.
Fiat Pulse Abarth.
Fiat Pulse Abarth.
Fiat Pulse Abarth.
Fiat Pulse Abarth.
Fiat Pulse Abarth.
Fiat Pulse Abarth.
Fiat Pulse Abarth.
Fiat Pulse Abarth.
Fiat Pulse Abarth.
Fiat apresenta o Pulse Abarth, o esportivo nutela do ‘escorpião’. Fotos: Fiat.
Fiat Pulse Abarth.
Fiat Pulse Abarth.
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Fiat Pulse Abarth.
Fiat Pulse Abarth.
Fiat Pulse Abarth.
Fiat Pulse Abarth.
Fiat Pulse Abarth.
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Fiat Pulse Abarth.
Fiat Pulse Abarth.
Fiat Pulse Abarth.
Fiat Pulse Abarth.
Fiat Pulse Abarth.
Fiat Pulse Abarth.
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