Esportivo único

Ferrari apresenta mais um modelo super exclusivo, o SP51

O esportivo de única unidade, baseado no 812 GTS, foi feito sob medida seguindo as especificações de um cliente

acessibilidade:
Ferrari SP51.
Ferrari apresenta mais um modelo super exclusivo, o SP51. Fotos: Ferrari.

A Ferrari apresenta um novo modelo, o SP51. A mais recente criação da Casa de Maranello faz parte da série “Prancing Horse’s One-Off” (edição única do cavalo empinado). Ou seja, o esportivo foi criado com apenas uma unidade, feita a pedido e de acordo com as especificações de um cliente especial. 

Projetado pelo Ferrari Styling Center, o SP51 é um conversível V12 de motor dianteiro baseado na 812 GTS da qual herda seu layout, chassi e propulsor. À primeira vista, a característica mais marcante do novo carro é a total ausência de teto, tornando-o um autêntico roadster em todos os aspectos, acentuando seu caráter esportivo

Sem surpresa, a aerodinâmica do SP51 exigia um aperfeiçoamento meticuloso em um processo envolvendo simulações CFD, túnel de vento e testes dinâmicos para garantir não apenas o máximo em conforto na cabine, mas também o mesmo padrão de conforto acústico e sensação de vento do carro que o inspirou.

O esportivo tem linhas modernas e sinuosas e faz muito uso de fibra de carbono “nua”, sem pintura extra. O acabamento do capô é particularmente marcante, pois enquadra dinamicamente as duas saídas de ar. O SP51 apresenta uma nova pintura, a Rosso Passionale, desenvolvida especificamente para o modelo.

Ferrari SP51.

O modelo foi baseado no 812 GTS.

A pintura, feita em três camadas, garante um caráter elegante e imponente ao esportivo. Esta impressão é reforçada pela faixa em azul e branco inspirada no lendário 410 S de 1955, que percorre todo o comprimento do carro e também é visto no interior.

Na frente, os faróis especialmente projetados conferem ao SP51 uma identidade instantaneamente reconhecível e forte. Destacam-se também as rodas, que são específicas para o carro e possuem perfis de asa de fibra de carbono em cada um dos raios, que também apresentam um sofisticado acabamento diamantado.

Ferrari SP51.

O interior segue o mesmo padrão da pintura externa.

A traseira do carro é dominada por um tema arqueado com as lanternas inseridas abaixo do spoiler. Imediatamente atrás da cabine estão dois arcos que são visualmente suavizados por duas conchas profundas de fibra de carbono. Entre estes dois elementos estende-se uma asa transversal também em fibra, cujo perfil se dobra sobre os contrafortes. 

Com o reforço das colunas e com a ausência do teto, o SP51 apresenta um efeito visual visto em modelos do tipo Targa, um aceno para a solução adotada nos protótipos esportivos da Ferrari no início dos anos 1960.

Ferrari SP51.

Assim como todo o modelo, a pintura também é exclusiva.

A personalização pensada pelo cliente, girou em torno de duas ideias: a decisão de usar a pintura Rosso Passionale do exterior como a cor principal do acabamento Alcantara e a ideia efetiva de estender a pintura externa longitudinal na cabine. 

A faixa branca e azul aparece no túnel central, no console entre os dois assentos, na costura do volante, nas portas, parte inferior do painel e nas laterais dos bancos, criando uma sensação de continuidade perfeita entre exterior e interior. O acabamento em fibra de carbono foi utilizado em todo o interior, onde combina com elementos em preto opaco. 

Ferrari SP51.

Os bancos são em alcântara vermelho com detalhes em branco e azul.

Assim como no modelo que serviu de inspiração, o 812 GTS, o SP51 utiliza o poderoso motor V12 6.5 de impressionantes 800 cavalos e insanos 73,2kgfm de torque montado na dianteira, aliado à transmissão automatizada de dupla embreagem e tração traseira. 

Segundo a Ferrari, o esportivo foi encomendado por um cliente de longa data de Taiwan, que também é um dos principais colecionadores da marca. Ele fez uso do programa de projetos especiais “One-Offs” para a criação de Ferraris únicos. Cada projeto nasce de uma ideia apresentada pelo cliente e é desenvolvido com uma equipe de designers da marca. 

Ferrari SP51.

Ferrari SP51.

Tendo definido a proporção e as formas do carro, projetos detalhados de design e estilo são produzidos antes de iniciar o processo de fabricação do novo “One-Off”. Todo o processo leva em média dois anos, período durante o qual o cliente está intimamente envolvido na avaliação das fases de projeto e verificação. 

O resultado? Uma Ferrari única ostentando o logotipo do Cavalo Empinado e projetada com os mesmos níveis de excelência que caracterizam todos os carros de Maranello.

Ferrari SP51.
Ferrari SP51.
Ferrari SP51.
Ferrari SP51.
Ferrari SP51.
Ferrari SP51.
Ferrari SP51.
Ferrari SP51.
Ferrari SP51.
Ferrari SP51.
Ferrari SP51.
Ferrari SP51.
Ferrari SP51.
Ferrari SP51.
Ferrari SP51.
Ferrari apresenta mais um modelo super exclusivo, o SP51. Fotos: Ferrari.

De acordo com a atual legislação eleitoral brasileira (resolução TSE 23.610/2019), sites de notícias podem ser penalizados pelos comentários em suas publicações. Por esse motivo, decidimos suprimir a seção de comentários até o fim do período eleitoral.