Em surto contínuo, Honda apresenta o surreal CR-V Hybrid
O SUV médio utiliza o mesmo conjunto híbrido do Civic e chega quase R$ 100 mil a mais do que o já caríssimo irmão

De uns tempos para cá, a Honda resolveu atualizar completamente a linha de veículos da marca, mas ao mesmo tempo que apresentou modelos mais modernos e tecnológicos, errou completamente a mão nos preços. Depois de lançar o novo Civic na faixa dos R$ 250 mil (atualmente o sedã médio custa insanos R$ 265.900), é a vez do novo CR-V.
O SUV médio chega à sexta geração e está insanamente caro. Como o irmão sedã, ele chega em única versão, a Advanced Hybrid, por inacreditáveis R$ 352.900. Ou seja, quase R$ 100 mil a mais do que custa o Civic atualmente, e mais caro do que modelos de luxo totalmente elétricos, como o Volvo XC30 e seus R$ 342.900.

O CR-V é o terceiro híbrido da marca disponível no Brasil.
Dentro da categoria, hoje em dia, existem diversos representantes eletrificados, como GWM Haval H6, BYD Song Plus, Toyota Corolla Cross, Caoa Chery Tiggo 7, todos abaixo dos R$ 300 mil e Toyota RAV4 e Jeep Compass, os únicos que chegam perto do valor do japonês e, ainda assim, são mais baratos.
Para se ter uma ideia, nos Estados Unidos, o maior mercado do CR-V no mundo, a versão topo de linha por lá é comercializada por US$ 40 mil, valor de concessionária. Na conversão e adição dos impostos, ele deveria ficar na casa dos R$ 280 mil (lembrando que veículos híbridos importados têm incidência de “apenas” 12% agora e de 25% a partir de junho).

O conjunto mecânico é o mesmo visto no Civic.
O conjunto mecânico do CR-V é o e:HEV, o mesmo utilizado no Civic. Ou seja, o SUV conta com um motor à combustão (um 2.0 aspirado de 147 cavalos e 19,4kgfm de torque) e dois elétricos (um para tração e outro para geração de energia). As duas caixas elétricas geram 184 cavalos e 34,2kgfm de torque e todo o conjunto está ligado ao câmbio automático CVT.
O sistema e:HEV possui três modos de operação: EV Drive (100% elétrico), Hybrid Drive (híbrido) e Engine Drive (combustão). O motor elétrico de tração é de alta potência e, na maior parte das condições de rodagem (modos EV Drive e Hybrid Drive), é ele que tracionará o veículo. Ele ainda conta com três modos de condução: Normal, Econ e Sport.

Apesar de um veículo familiar, o interior é terrivelmente claro.
Entre os itens de série, central multimídia com tela de nove polegadas e conexão com smartphones via Android Auto e Apple CarPlay, painel de instrumentos com display digital de 10,2 polegadas, head-up display, luz ambiente, bancos dianteiros com ajustes elétricos, ar-condicionado dual zone, carregador por indução para celular, partida remota, chave sensorial, abertura “sem as mãos” da tampa do porta-malas e sistema de som Bose.
Na parte da segurança, ele vem com assistentes de partida e descida em rampa, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, crepuscular e de chuva, 10 airbags, freio de estacionamento eletrônico com Auto Hold, Lane Watch (câmera de visão lateral), monitor de atenção do motorista, retrovisor eletrocrômico, câmera de ré, faróis full LED e sistema Sensing.

Honda CR-V Hybrid.
O conjunto de auxiliares de condução da Honda agrega piloto automático adaptativo com stop&go, sistema de frenagem para mitigação de colisão, auxiliar de permanência e alerta de saída de faixa, ajuste automático de farol alto e assistente de frenagem.