Em abril, o Brasil emplacou mais de 15 mil veículos eletrificados
Entre os três tipos de veículos, os plug-ins (de recarga externa) representaram 70% de todas as vendas no mês
Somente em abril, o Brasil emplacou mais de 15 mil veículos eletrificados leves, o que, segundo dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), representou o segundo melhor mês da série histórica da entidade.
Ao todo, as vendas chegaram a 15.206 unidades, um crescimento de 12% em relação a março (13.613) e de impressionantes 217% sobre abril de 2023 (4.793). No acumulado dos quatro primeiros meses de 2024, 51.296 unidades foram emplacadas, o que representa um aumento de 162% sobre o mesmo período do ano passado (19.579).
“Esses números indicam que a preferência do consumidor continua forte e crescente para os veículos eletrificados, especialmente os plug-in com recarga externa, que são os modelos mais modernos e com mais tecnologia”, afirma Ricardo Bastos, presidente da ABVE.
Ainda segundo a entidade, desde maio de 2023, o número de emplacamentos dos eletrificados aumenta gradativamente, com uma taxa média de crescimento em torno de 12% mensais.
Além disso, em abril, o destaque ficou para os veículos plug-in (BEV e PHEV), que utilizam recarga externa. Eles atingiram expressivos 70% das vendas de eletrificados em abril, maior porcentagem para um único mês desde que a entidade passou a medir os emplacamentos.
As vendas de elétricos plug-in (BEV e PHEV) em abril foram de 10.440 unidades. Os 30% restantes (4.766) se dividiram entre os modelos híbridos e híbridos leves (HEV, HEV Flex e MHEV).
A participação de mercado dos eletrificados em abril foi de 7,3%, sobre o total do mercado. Só os elétricos plug-in (BEV e HEV) garantiram 5% de market share, em relação ao total de vendas. Um crescimento rápido, já que, em abril de 2023, este percentual era de 1,1%.
“O mercado brasileiro de veículos elétricos e híbridos segue evoluindo com muita rapidez. A previsão da ABVE é que chegará a 10% de participação sobre as vendas totais ainda neste ano e deve superar a marca de 150 mil unidades vendidas”, aponta Bastos.