Veículos eletrificados emplacaram 150% a mais em 2024 do que em 2023
No primeiro bimestre, entre elétricos, híbridos plug-in e híbridos clássicos, foram comercializadas mais de 20 mil unidades
Apesar do aumento de 10% e 12% das alíquotas do imposto de importação de veículos elétricos e híbridos em janeiro, o mercado total de eletrificados segue aquecido em 2024, segundo dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).
No primeiro bimestre, 22.447 modelos eletrificados foram emplacados no Brasil, o que representa uma alta de impressionantes 155,5% em relação à soma de janeiro e fevereiro de 2023, quando 8.797 veículos foram comercializados.
Em fevereiro, foram 10.451 emplacamentos, alta de 143% em comparação com o mesmo mês do ano passado (4.294), mas uma queda de 13% em relação com janeiro (12.026). Segundo a ABVE, a redução se deu pois o último mês teve dias úteis a menos, além do período de Carnaval. A média diária de vendas ficou em 550 contra 546 unidades por dia.
De acordo com a ABVE, pelo terceiro mês seguido, os veículos elétricos (BEV) lideraram as vendas de eletrificados no mercado nacional, com 3.639 emplacamentos em fevereiro, ou 34,8% do total neste segmento. Os híbridos plug-in (PHEV) comercializaram 3.594 unidades, ou 34,4%. Já os híbridos clássicos (HEV e MHEV) chegaram a 30,8% (3.218).
“Os números indicam um amadurecimento muito rápido do mercado brasileiro de eletromobilidade. O consumidor brasileiro demonstra uma confiança crescente nas novas tecnologias e se aproxima cada vez mais do perfil dos mercados europeus, liderados pelos veículos plug-in e, dentre estes, pelos elétricos”, afirma Ricardo Bastos, presidente da ABVE.
Com os 10.451 emplacamentos de fevereiro, a participação de mercado dos eletrificados sobre as vendas totais de veículos leves (155.283, segundo a Fenabrave) chegou a 7% em fevereiro. Desde de dezembro de 2023, essa participação tem se apresentado acima dos 5%, o que sinaliza a maior inserção da eletromobilidade no mercado brasileiro.
Entre as marcas, a BYD segue liderando o mercado brasileiro de veículos eletrificados, seguido da, também chinesa, GWM. A Toyota fecha o pódio. No primeiro bimestre, o modelo mais vendido foi o BYD Song Plus, com 1.900 unidades, seguido do irmão Dolphin (1.807) e do GWM Haval H6 (1.127).