Fábrica nacional

BYD lança pedra fundamental da planta brasileira na Bahia

O complexo fabril em Camaçari (BA) será responsável, pela produção de três automóveis e será o maior da marca fora da China

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BYD na Bahia.
BYD lança pedra fundamental e confirma aporte de R$ 3 bilhões em planta brasileira (Foto: reprodução/Youtube).

Com a presença do CEO mundial e fundador da marca, Wang Chuanfu, a BYD lança a pedra fundamental do complexo fabril de Camaçari, na grande Salvador, Bahia, nesta segunda-feira (9), do que será o maior polo industrial da empresa fora da China.

A solenidade contou também com a participação da vice-presidente executiva global da marca e CEO para as Américas, Stella Li, do presidente da BYD Brasil, Tyler Li, do vice-presidente da república, Geraldo Alckmin, dos ministros Rui Costa (Casa Civil) e Juscelino Filho (Comunicações) e do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues.

“Há 28 anos, a BYD começou como uma empresa chinesa de baterias e com grandes sonhos. Vimos que as alterações climáticas e o congestionamento nas cidades seriam os principais problemas que a sociedade enfrentaria e sonhamos que poderíamos gerar energia a partir do sol, eletrificar a rede, tornar todos os veículos eléctricos e aliviar o congestionamento. O Brasil é um mercado incrivelmente promissor e pode ser um exemplo para o mundo de que a eletrificação não só é possível, como também melhora a vida de todos aqui”, afirma Wang Chuanfu.

Segundo o executivo, a oficialização da chegada da BYD no nordeste brasileiro é um divisor de águas para a indústria automotiva nacional, que volta a investir e produzir no estado, desta vez fabricando veículos elétricos e híbridos com a mais alta tecnologia em um espaço simbólico e estratégico na Bahia.

“As mudanças climáticas não têm fronteiras, e estamos orgulhosos de ter projetos em mais de 75 países. No entanto, não há melhor exemplo desse compromisso do que nosso trabalho no Brasil, uma nação abençoada pela Floresta Amazônica, conhecida por sua paixão pela preservação ambiental. Nossa missão de reduzir a temperatura da Terra em 1ºC tem uma profunda conexão com o Brasil”, destaca.

Como adiantado, o complexo será formado por três fábricas, que produzirão chassis de ônibus, caminhões elétricos, veículos de passeio elétricos e híbridos, e processar lítio e ferro fosfato. De acordo com a chinesa, a expectativa é iniciar a produção entre o fim de 2024 e o início de 2025, com capacidade instalada próxima dos 150 mil veículos por ano, durante a primeira fase de implantação.

“A BYD tem muito orgulho de representar a reconstrução da indústria automobilística no Brasil. Somos uma empresa com mais de 90 mil engenheiros. E queremos apoiar a Bahia, especialmente a região de Camaçari. Vamos construir um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Salvador. Ao mesmo tempo, já estamos trabalhando para criar a solução brasileira para nossos carros híbridos plug-in, com a combinação de etanol e energia elétrica. Duas fontes de energia limpa para levar o Brasil em direção a um futuro mais verde.”

Em julho, a chinesa anunciou o investimento de R$ 3 bilhões para instalar as três linhas de produção diferentes, no que será o maior polo industrial da BYD fora da China, o que é uma mensagem clara de como a companhia acredita, aposta e investe a longo prazo no potencial do mercado brasileiro, um dos mais importantes do mundo.

“O Dolphin, carro que mudou o jogo no Brasil, agora será fabricado em Camaçari. Além dele, o Song Plus, nosso PHEV que tem autonomia de mais de mil quilômetros, e o Yuan Plus, nosso carro moderno e 100% elétrico, também serão produzidos nesta fábrica”, afirma Stella Li.

Além da produção dos três modelos eletrificados, a marca confirma que os estudos para o desenvolvimento de um motor híbrido flex à base de etanol, que possibilite o uso da energia que vem da cana-de-açúcar, estão em desenvolvimento..

Contribuindo para o fomento econômico do estado baiano, o novo complexo gerará cinco mil empregos e trará Camaçari de volta aos holofotes nacionais da indústria brasileira, transformando a cidade baiana em um polo de atração de fornecedores ligados a toda cadeia produtiva, desde peças e acessórios até prestadores de serviços. 

A BYD afirma que vai contribuir diretamente com o desenvolvimento regional, dando prioridade a fornecedores locais. Além disso, a companhia investirá em um centro de pesquisa e desenvolvimento em Salvador, que terá como um dos principais objetivos desenvolver a tecnologia do motor híbrido flex.

“Agradecemos a oportunidade de estarmos aqui hoje colocando a pedra fundamental para que possa ser iniciada a construção de uma indústria com um novo modelo de cuidado ambiental e com a classe de trabalhadores. Hoje, aqui, há também a oportunidade para construção de uma nova Bahia e um novo Brasil”, afirma Jerônimo Rodrigues.

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