BYD criará centro de pesquisa e desenvolvimento em Salvador
Com investimentos previstos para o estado, a chinesa lançará a pedra fundamental de seu complexo fabril baiano em outubro
Em julho, a BYD anunciou que sua primeira fábrica de automóveis na América Latina será em Camaçari, na região metropolitana de Salvador, Bahia. Há época, a marca confirmou um investimento de R$ 3 bilhões, que serão destinados à construção da planta.
Agora, a chinesa confirma que a capital baiana terá um centro de pesquisa e desenvolvimento. A ideia faz parte do projeto iniciado no estado baiano e foi anunciado pelo CEO da empresa no Brasil, Tyler Li.
Segundo a montadora, um dos principais objetivos do time P&D brasileiro será desenvolver tecnologia de um motor híbrido flex, visando o uso do etanol conjugado com a propulsão elétrica. Para Li, a BYD trará essa tecnologia para o Brasil e para a Bahia a fim de ajudar no processo de reindustrialização e reinvenção da indústria automotiva brasileira.
“Nós vamos trazer nosso time de experts engenharia para o Brasil porque entendemos que o etanol também é um combustível de energia limpa, pesquisaremos e desenvolveremos modelos híbridos flex. Então esse é o anúncio que temos a fazer esta noite. Criaremos um centro de pesquisa e desenvolvimento em Salvador para avançar com essa tecnologia trazendo o know-how e treinamentos para transformar também a capital baiana no ‘Vale do Silício brasileiro’.”
A marca confirma também que, em outubro, o presidente global da BYD, Wang Chuanfu, estará na Bahia, para o evento de lançamento da pedra fundamental que marcará o início das obras do complexo de Camaçari.
A linha de montagem será inspirada na planta de Changzhou, na China, e a montadora quer levar ao país pelo menos 100 brasileiros para aprender todos os processos produtivos que devem ter início no fim de 2024 ou começo de 2025. Com a capacidade estimada de 150 mil unidades por ano, a BYD produzirá o elétrico Dolphin e o híbrido Song Plus no Brasil.
Ainda segundo a chinesa, o complexo agregará também outras duas fábricas. Uma de chassis de ônibus e caminhões elétricos para abastecimento do Norte e Nordeste do país, e outra para beneficiamento e exportação de lítio e ferro fosfato, matérias-primas destinadas à produção de baterias.