Brasília deve receber mais de 150 mil turistas para o Capital Moto Week
O maior festival de motos da América Latina abre as portas na quinta-feira (18) e receberá motociclistas do mundo inteiro
Na próxima quinta-feira (18), a “Cidade da Moto”, no Parque de Exposições da Granja do Torto, em Brasília, abre as portas para a edição 2024 do Capital Moto Week, o maior festival de motocicletas e rock da América Latina e um dos maiores do mundo. Para este ano, são esperados mais de 150 mil turistas do Brasil todo e de vários outros países.
Os apreciadores das duas rodas vindos de fora da capital federal devem injetar mais de R$ 60 milhões na economia da cadeia do turismo do Distrito Federal. O convite da organização é para o visitante viver o seu Lado Moto Week e curtir o festival, que vai até 27 de julho e terá mais de 100 shows de rock.
Na última edição, em 2023, São Paulo, Goiás, Santa Catarina e Paraná foram os principais estados de origem dos turistas. A movimentação é tamanha que, durante os 10 dias do festival, a rede hoteleira na cidade alcança taxa de ocupação de 98%. De acordo com O CMW, o festival já recebeu turistas de mais de 10 países diferentes ao longo da história.
“Enxergamos um futuro promissor para o CMW e para Brasília. Queremos fortalecer ainda mais a cidade como destino turístico para festivais e eventos de grande porte. Juntos criamos uma economia sustentável e deixamos legados positivos para a cidade”, afirma Pedro Franco, CEO do festival.
Como importante catalisador do turismo em Brasília, o Capital Moto Week injetou mais de R$ 62 milhões na economia local no ano passado. A expectativa para 2024 é manter essa proporção. O montante se refere aos valores gastos por turistas fora dos muros do festival em toda a cadeia do turismo, restaurantes, hotelaria, alimentação, transporte, entre outros.
Para colocar o CMW de pé, a organização gerou 17 mil postos de trabalhos diretos e indiretos em 2024, 40% superior à edição passada. Cerca de 400 empresas são contratadas para o planejamento, gestão, realização e pós desta edição.
“O Capital Moto Week é um dos maiores acontecimentos no calendário de Brasília, atraindo um grande número de participantes e turistas. Como o maior encontro motociclístico da América Latina, atrai entusiastas do motociclismo e do rock’n’roll. Brasília está pronta para receber o evento, com toda a infraestrutura turística necessária”, aponta Cristiano Araújo, secretário de estado de turismo do Distrito Federal.
Para aproveitar o potencial turístico promovido pelo festival, no qual 40% do público é de fora do quadradinho, a SETUR terá espaço próprio na avenida principal da Cidade da Moto. A ativação promove o “Destino Brasília”, estimulando participantes a explorarem a capital federal.