CMW 2024

Capital Moto Week espera gerar mais de R$ 60 milhões na economia do DF

Além do giro local, o próprio CMW teve um aumento de 20% no investimento para realização do festival

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Palco principal do CMW.
Capital Moto Week espera gerar mais de R$ 60 milhões na economia do DF (foto: CMW).

Para a edição deste ano do Capital Moto Week (CMW), os organizadores do maior encontro de motocicletas da América Latina e um dos maiores do mundo, incrementaram os valores investidos no festival. Com um aumento de 20%, serão usados R$ 20 milhões para a construção da “Cidade da Moto”. 

Segundo os organizadores do CMW, o aumento é impulsionado, principalmente, pelos patrocinadores, que chegam a investir 200% a mais para promover experiências interativas com o público – neste ano são esperadas mais de 800 mil pessoas nos 10 dias de evento – em uma aposta crescente no entretenimento e negócios gerados no festival.

“O principal objetivo desta edição é entregar experiências com padrões internacionais e garantir que os patrocinadores estejam bem posicionados para performar cada vez melhor. O aumento de 20% no investimento é direcionado para aprimorar a estrutura, as experiências e conteúdos oferecidos, garantindo um festival ainda grandioso para nosso público e mais estratégico para nossos parceiros”, aponta Pedro Franco, CEO do CMW.

Segundo Franco, neste ano, as marcas estão investindo de 50% a 200% a mais em experiências e ativações para se posicionarem com destaque. E a participação vai além do financeiro. 

“Os patrocinadores são responsáveis por muitas das experiências que oferecemos ao público, como a roda gigante gratuita, brinquedos radicais e áreas temáticas. Tudo isso enriquece a experiência Moto Week, tornando possível um festival de alta qualidade.”

A maior parte do investimento (43%) é direcionada à infraestrutura para receber as mais de 800 mil pessoas. Destas, 20 mil ficam hospedadas 24h nos 10 dias dentro do complexo, o que exige infraestrutura básica, incluindo sistemas hidráulicos, elétricos, estações de chuveiros e banheiros. 

Para além dos cinco palcos e do parque de diversões que fazem a “Cidade da Moto” vibrar, outros setores essenciais para o festival incluem recursos humanos (18,5%), cenografia (13,5%), contratação de shows (10,1%), serviços de comunicação (9,3%) e locação de espaço, logística e demais áreas do CMW (5,6%).

O festival também movimenta a economia local. Em 2023, foram gerados R$ 62 milhões na economia do Distrito Federal. Segundo Franco, a expectativa para este ano é manter essa proporção. O montante se refere a valores gastos fora do festival, em toda a cadeia de turismo, com restaurantes, hotelaria, aplicativos de alimentação e transporte, entre outros. 

A cada edição, cerca de 150 mil pessoas de outros estados e de outros países vêm a Brasília para o Capital Moto Week, e consomem pela cidade, não só dentro do evento. 

O festival também movimenta outros setores da economia. A organização calcula que 17 mil postos de trabalhos diretos e indiretos serão gerados em 2024, um aumento de 40% em relação à edição passada. Cerca de 400 empresas são contratadas para o planejamento, gestão, realização, execução e pós desta edição do CMW.

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