SUV de luxo

BMW celebra 25 anos de seu primeiro utilitário esportivo, o X5

O SUV foi apresentado ao público no Salão do Automóvel de Detroit de 1999 e foi o primeiro da família X da alemã

acessibilidade:
BMW X5, primeira geração (E53).
BMW celebra 25 anos de seu primeiro utilitário esportivo, o X5 (fotos: BMW).

Em janeiro de 1999, durante o Salão Internacional do Automóvel de Detroit, a BMW apresentou um modelo que revolucionaria a marca, o X5. A alemã foi a segunda montadora de luxo ou esportiva – a primeira foi o Mercedes-Benz com o ML – a ter um utilitário esportivo em seu portfólio, algo que hoje é bastante comum. 

Hoje em dia, até marcas superluxuosas ou superesportivas, como Rolls-Royce, Bentley, Ferrari e Lamborghini, possuem utilitários esportivos. No entanto, na virada do milênio, era quase impossível imaginar SUVs de luxo ou esportivos..

BMW X5, quarta geração (G05).

O segundo SUV de uma marca de luxo está, atualmente, na quarta geração.

O modelo foi disponibilizado para o público em 2000, mas como foi apresentado em janeiro de 1999, a marca celebra agora os 25 anos do lançamento do seu primeiro SUV e o responsável pelo surgimento de toda uma família dentro da alemã, a linha X, que hoje conta com X1, X2, X3, X4, o próprio X5, X6, X7 e iX, iX1 e iX3.

Mas o estilo SUV não focou apenas os modelos normais da BMW, logo a divisão esportiva da marca, a M, passou a oferecer modelos com desempenho extraordinário. Atualmente, o X5 está na quarta geração, apresentada em 2018.

Inaugural, a E53

BMW X5, primeira geração (E53).

BMW X5, primeira geração (E53).

A primeira geração do X5 apareceu no Salão de Detroit em 1999. Segundo a marca, ele fez uso da experiência adquirida desde 1985, quando a BMW apresentou o primeiro modelo com tração integral e surgiu como alternativa à clássica tração traseira. Em condições normais, o sistema privilegia o eixo traseiro, com 63% da potência nas rodas de trás. 

O visual do modelo foi assinado pelo designer Frank Stephenson, que combinou a identidade esportiva da BMW com características musculosas dos SUVs. O X5 E53 também foi o primeiro veículo de grande volume montado na fábrica do BMW Group em Spartanburg, Carolina do Sul, nos Estados Unidos.

A marca afirma que a primeira geração superou muito as expectativas e rapidamente se tornou um modelo de sucesso global. A E53 contou com versões com motores a gasolina e diesel. A X5 4.6is surgiu em 2002 com uma variante de motor V8 de maior potência.

E70, a segunda geração do X5

BMW X5, segunda geração (E70).

O interior da segunda geração do X5, a E70.

Em 2006, a marca apresentou a segunda geração do SUV, batizada de E70. Ela apresentou uma nova variação de motores biturbo, com opção de seis cilindros em linha e V8. Foi nela que a marca lançou o primeiro X5 M legítimo, que contava com reforços estruturais na carroceria, suspensão e direção, todos desenvolvidos pela divisão esportiva da alemã.  

Debutando com a terceira geração, a F15

BMW X5, terceira geração (F15).

BMW X5, terceira geração (F15).

Quinze anos após a estreia, a BMW lançou a terceira geração do SUV, a F15. Ela foi a primeira a contar, em 2015, com uma variante híbrida plug-in, que já oferecia autonomia puramente elétrica de até 31 quilômetros. A versão M estreou uma transmissão Steptronic de oito velocidades com o objetivo de melhorar a eficiência de consumo de combustível e também o uso esportivo, incluindo uma função de controle de largada.

G05, a quarta e atual geração

BMW X5, quarta geração (G05).

BMW X5, quarta geração (G05).

Apresentada em 2018, a quarta geração do X5 surgiu repleta de inovações e com visual modernizado, mas fiel ao primeiro modelo. Nela, as opções híbridas plug-in ganharam ainda mais autonomia. Entre as inovações, o “Curved Display”, que forma uma única tela para a central multimídia e o painel de instrumentos, e chave digital, que pode ser utilizada em smartphones.

BMW X5, quarta geração (G05).
BMW X5, quarta geração (G05).
BMW X5, quarta geração (G05).
BMW X5, quarta geração (G05).
BMW X5, quarta geração (G05).
BMW X5, quarta geração (G05).
BMW X5, terceira geração (F15).
BMW X5, terceira geração (F15).
BMW X5, terceira geração (F15).
BMW X5, terceira geração (F15).
BMW X5, terceira geração (F15).
BMW X5, terceira geração (F15).
BMW X5, primeira geração (E53).
BMW X5, primeira geração (E53).
BMW X5, primeira geração (E53).
BMW celebra 25 anos de seu primeiro utilitário esportivo, o X5 (fotos: BMW).
BMW X5, segunda geração (E70).
BMW X5, segunda geração (E70).
BMW X5, segunda geração (E70).
BMW X5, segunda geração (E70).
BMW X5, segunda geração (E70).
BMW X5, segunda geração (E70).
BMW X5, primeira geração (E53).
BMW X5, primeira geração (E53).
BMW X5, quarta geração (G05).
BMW X5, quarta geração (G05).

Reportar Erro