Para 2026

Audi se prepara para adquirir totalmente o Grupo Sauber F1

A alemã, já firmou parceria com a equipe de Fórmula 1, mas planeja adquirir 100% da participação da escuderia suíça

acessibilidade:
Audi Fórmula 1.
Audi se prepara para adquirir totalmente o Grupo Sauber F1 (foto: Audi).

Em 2023, a Audi confirmou que fará parte da Fórmula 1 a partir de 2026 ao firmar parceria com o Grupo Sauber, que voltou a utilizar o próprio nome na escuderia da principal categoria do automobilismo mundial após o fim da união com a Alfa Romeo. No entanto, a alemã planeja adquirir 100% da participação do time suíço.

Liderada por Gernot Döllner, CEO da Audi, a marca das quatro argolas reforça a sua agenda com foco no futuro, novos produtos, tecnologias e no fortalecimento da marca no cenário global. Nesse contexto, os membros dos conselhos da Audi e da Volkswagen decidiram reforçar o compromisso com a Fórmula 1 e acelerar os preparativos para o início da temporada de 2026. 

Com isso, a Audi planeja adquirir uma participação de 100% no Grupo Sauber. Oliver Hoffmann será nomeado representante geral do programa da Audi Fórmula 1. Andreas Seidl será o CEO da equipe Audi F1 e responsável pela implementação do projeto F1, bem como pela gestão da escuderia alemã.

Oliver Hoffmann, atualmente à frente da divisão de desenvolvimento técnico, será nomeado representante geral pelo “Conselho de Administração” e, como resultado, será responsável pela implantação da Audi na principal competição do automobilismo mundial. 

A posição recém-criada unirá todos os três pilares do programa de Fórmula 1: a participação na célebre equipe suíça de corrida Grupo Sauber, o desenvolvimento da unidade de potência pela Audi Formula Racing GmbH nas instalações de Neuburg, na Alemanha, e o direcionamento estratégico e ativação do programa da Audi. 

Segundo a alemã, além do lançamento do programa de Fórmula 1, essas ações visam fortalecer a marca no cenário global e garantir uma estreita colaboração entre o automobilismo e a produção em série.

O plano de adquirir 100% do grupo Sauber está alinhado com o atual acionista majoritário da empresa suíça, a Islero Investments, que apoia a mudança. Além de presidir o comitê de acionistas da Audi Formula Racing GmbH, Oliver Hoffmann se tornará presidente do “Conselho de Administração” de todas as empresas da Sauber.

De acordo com a atual legislação eleitoral brasileira (resolução TSE 23.610/2019), sites de notícias podem ser penalizados pelos comentários em suas publicações. Por esse motivo, decidimos suprimir a seção de comentários até o fim do período eleitoral.