Boas ações

Audi e Porsche iniciam a turma de 2024 do ‘Projeto Pescar’

A iniciativa, que já formou 75 jovens em cinco edições, é organizada pela Fundação Projeto Pescar e tem apoio da Universidade São Judas

acessibilidade:
Turma 2024 do Projeto Pescar da Audi e Porsche.
Audi e Porsche iniciam a turma de 2024 do ‘Projeto Pescar’ (foto: Porsche).

A Audi e a Porsche anunciam o início do ano letivo para a nova turma de 15 alunos do “Projeto Pescar”, curso de capacitação automotiva para jovens da rede pública de ensino que atendam aos requisitos de pré-seleção disponíveis no site da Fundação Projeto Pescar. 

O programa é organizado pela Fundação Projeto Pescar e, na edição de 2024, terá o apoio da Universidade São Judas, que cederá salas de aula em sua unidade de Santo Amaro, em São Paulo, para as atividades teóricas onde os participantes poderão vivenciar um ambiente universitário. 

Os grupos de concessionários BEXP, Eurobike e Stuttgart também são parceiros e apoiadores da iniciativa. A turma de quinze jovens selecionados inicia as atividades diárias, que ocorrem de segunda-feira à sexta-feira, das 13h às 17h, de março a dezembro de 2024. 

A aula inaugural contou com a presença e boas-vindas de Daniel Rojas, CEO da Audi do Brasil, e Peter Vogel, CEO da Porsche Brasil, além de colaboradores e convidados que contaram as suas histórias profissionais e o papel da educação e construção da carreira na indústria automotiva.

O curso tem a duração de 960 horas, com iniciação profissional em Mecânica Veicular. O conteúdo será ministrado por uma educadora social da Fundação Projeto Pescar e por funcionários voluntários das marcas. 

O programa do curso inclui disciplinas básicas como português, matemática e inglês, passando por conteúdos técnicos como mecânica, comunicação empresarial, atendimento ao cliente, e inclusive, abordando questões contemporâneas e sociais pertinentes neste momento de trabalho remoto e híbrido, como gestão de tempo e aprendizagem autônoma. 

Além das aulas técnicas de mecânica veicular realizadas no Centro Técnico das marcas em São Paulo, o curso oferece gratuitamente alimentação, transporte e uniforme. O cronograma contará ainda com atividades culturais em museus e teatros, além de visitas às concessionárias e eventos específicos promovidos pelos fabricantes.

Dentro da Audi, o Projeto Pescar teve início em 2017 e, após cinco edições (2017 a 2021), capacitou 75 jovens, sendo quinze por turma, dos quais 23 estão trabalhando atualmente na rede de concessionárias da alemã no Brasil. 

O programa teve uma breve pausa nos anos de 2022 e 2023 para reorganização do projeto, no entanto, com o retorno em 2024, fez a seleção com base em equidade de gênero, para fomentar o acesso das mulheres ao universo automotivo, historicamente ocupado por homens.

Reportar Erro