Audi cria projeto ‘O Legado do S’ em homenagem a Ayrton Senna
A ideia é mapear estradas e rodovias do país em busca de curvas similares ao S do Senna do autódromo de Interlagos
Há 30 anos, o eterno tricampeão de Fórmula 1, Ayrton Senna, trouxe para o país uma das montadoras mais icônicas da indústria automotiva mundial, a Audi. A marca das quatro argolas celebra três décadas de Brasil e, entre as comemorações, cria o projeto “O Legado do S”.
Segundo a montadora, o projeto especial está mapeando milhares de estradas e rodovias do país em busca de curvas similares ao S do Senna, sequência histórica de curvas do autódromo de Interlagos, criada pelo “Chefe”, como também era conhecido o piloto.
“Senna foi um dos maiores ídolos do país e seu legado segue presente na vida dos brasileiros, seja por meio de sua performance fora de série nas pistas, por sua conexão e preocupação com o futuro do Brasil, pela criação do ‘S do Senna’ ou por meio da Audi do Brasil, trazida ao país por suas mãos. Agora, da mesma forma que trouxe marca para cá, estamos retribuindo ao levar a curva para todo o país. Queremos seguir construindo uma história em comum com o Senna e esse projeto caminha no sentido de fortalecimento e perpetuação do seu legado”, aponta Daniel Rojas, CEO da Audi do Brasil.
Embora seja conhecida pelo nome do piloto, a história por trás da criação do “S do Senna” não é amplamente conhecida. A curva não é uma mera homenagem foi idealizada pelo eterno “Rei de Mônaco”, na reforma que modernizou a pista do autódromo de Interlagos em 1989, desde então, considerada um dos grandes legados do piloto para o automobilismo.
De acordo com a Audi, inspirada por essa herança, a montadora está mapeando estradas e rodovias em todo o Brasil em busca de curvas similares ao “S do Senna”, transformando algo que antes eram apenas trechos de estrada em uma curiosa homenagem.
Para o lançamento do projeto, um mini documentário intitulado “O Legado do S” foi produzido em parceria com a Warner Bros. Discovery (WBD) e a Sweet Filmes. O filme explora a relação do piloto com a marca alemã, a história do “S do Senna” e o que está por trás da busca por trechos similares ao “S”, tudo contado por meio de depoimentos de personagens que tiveram contato próximo ao piloto.
Entre eles estão o jornalista de automobilismo Reginaldo Leme, o ex-piloto Christian Fittipaldi e Leonardo Senna, irmão de Ayrton e sócio do piloto na Senna Imports, pioneira no Brasil na importação de carros da Audi.
“Esse é um conteúdo que carrega o DNA da marca Discovery, que tem uma longa experiência em contar histórias reais que movem as pessoas, além de reforçar o atual momento da WBD que visa cada vez mais conectar fãs a um ídolo nacional sendo sempre parte da conversa, seja nas redes sociais ou pautando mudanças socioculturais”, destaca Eduardo Teixeira, diretor de creative brand solutions da WBD.
A ação representa a principal ativação da Audi do Brasil desde a retomada da parceria com a Senna Brands, que ocorreu em março deste ano, em homenagem ao aniversário de três décadas de operações da marca das quatro argolas no país.
O documentário “O Legado do S”, que revela o primeiro “S do Senna” encontrado em uma estrada do Brasil, já está disponível no canal do YouTube do Discovery Br. A estreia marca o início das ações que continuarão a buscar novas curvas para perpetuar a memória de Ayrton Senna e o impacto de sua visão além das pistas junto com a Audi.
“Essa homenagem foi uma das ideias mais criativas que já vimos. Mapear o ‘S do Senna’ em outros locais pelo Brasil é uma forma de permitir com que mais pessoas tenham contato, de alguma forma, com esse icônico trecho de Interlagos. Isso reforça ainda mais a forma genuína como o Ayrton se conecta com nosso país e nosso povo. Além disso, essa homenagem envolveu e vai continuar a envolver muita gente, ou seja, um grande trabalho de equipe, exatamente como o Ayrton sempre fez”, aponta Thiago Fernandes, COO da Senna Brands.