Estudantes de Brasília se mobilizam em homenagem a Ayrton Senna
Jovens estimulam a doação de sangue no Hemocentro de Brasília
Um grupo de 90 alunos do Ensino Médio resolveu homenagear o tricampeão mundial de F-1, Ayrton Senna, ao longo do primeiro semestre. O grupo se autodenominou Equipe Senna para participar de uma competição acadêmica neste semestre, no colégio Único Educacional, em Brasília. “Encontramos essa maneira de resgatar a memória do piloto, seu exemplo no esporte, suas vitórias e seu legado para inspirar a todos nós, uma geração que não pôde assistir pessoalmente as conquistas do tricampeão”, conta uma das líderes da Equipe Senna, a estudante Valentina Teodoro Venâncio, que cursa o 3º ano do Ensino Médio.
Os alunos têm entre 14 e 18 anos. Entre as atividades do grupo, está a mobilização de pessoas de fora da comunidade escolar para a doação de sangue ao Hemocentro de Brasília. Os jovens ainda irão realizar mini-olimpíadas de matemática, física e química, irão elaborar releituras de obras de arte, entrevistar personalidades, entre outras atividades. “Durante todo este semestre estaremos revivendo a memória de Senna dentro e fora da comunidade escolar”, complementa Valentina.
Entre os integrantes da Equipe Senna, há jovens líderes cujos pais têm destaque em distintas áreas do Distrito Federal. Felipe Magalhães Paixão Côrtes é filho de Ana Luisa e Osmar Paixão Côrtes, advogados de sucesso, e neto da ministra do TST Cristina Peduzzi. Valentina Teodoro Venâncio é filha da ex-administradora do Plano Piloto, Ilka Teodoro, e do empresário André Venâncio. Júlia Cubel é filha do casal de empresários Kátia Cubel e Julio de La Guardia. Mateus Zarur Gonzaga é filho da cirurgiã plástica Helena Zarur e sobrinho da jornalista Márcia Zarur. Maria Luisa Peres Arruda é filha da ex-ministra Flávia Arruda e do político José Roberto Arruda.
Tricampeão de F-1 nos anos de 1988, 1990 e 1991, o brasileiro Ayrton Senna acumulou conquistas para o Brasil. Na F-1 ele obteve 41 vitórias e subiu ao pódio 80 vezes. Foi piloto das escuderias Toleman, Lotus, McLaren e Williams. Faleceu no dia 01 de maio de 1994, vítima de uma colisão entre o carro que pilotava e uma barreira de concreto, durante o Grande Prêmio de San Marino, no Autódromo Enzo e Dino Ferrari, na cidade de Ímola, na Itália.