E abre 700 leitos

SP atinge mais de meio milhão de crianças vacinadas contra a Covid-19

Após internações triplicarem, governo anuncia abertura de 700 novos leitos

acessibilidade:
Vacinação infantil ocorre com doses da vacina Pfizer e CoronaVac. Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde-DF

O estado de São Paulo alcançou mais de meio milhão de crianças de 5 a 11 anos de idade vacinadas contra a Covid-19. A marca representa mais de 12% do público-alvo já imunizado com pelo menos uma dose da vacina.

“De cada 4 crianças vacinadas no Brasil, 3 estão em São Paulo. É o estado que mais vacina crianças no país. Vamos seguir de forma acelerada, vacinando as crianças e permitindo que elas se protejam contra a Covid-19”, afirmou o oovernador João Doria ao anunciar, nesta quarta-feira, 26, os novos números.

Com a aprovação da Coronavac pela Anvisa na última semana, a vacinação acelerou no estado. Já foram distribuídas 4 milhões de doses do imunizante para os 645 municípios para a primeira dose da vacina.

A meta é que os municípios vacinem em três semanas todas as 4,3 milhões de crianças dessa faixa etária do estado com a dose inicial. A capacidade da vacinação infantil em São Paulo é de 250 mil crianças por dia, além dos jovens e adultos que já vêm sendo imunizados contra a COVID-19 nos 645 municípios.

Calendário de vacinação

O calendário de vacinação do Governo de São Paulo prevê a imunização de crianças com idade entre 9 a 11 anos de 20 a 30 de janeiro. Entre 31 de janeiro e 10 de fevereiro, a campanha vai priorizar aquelas de 5 a 8 anos. Além disso, até o dia 10 de fevereiro, 850 mil crianças com comorbidades e deficiências, além de indígenas e quilombolas de 5 a 11 anos podem tomar a primeira dose. As crianças de 5 anos e as imunossuprimidas de 5 a 11 anos só podem receber o imunizante da Pfizer, enquanto as demais podem ser protegidas pela Coronavac.

700 novos leitos

Doria também anunciou a ativação de 700 novos leitos exclusivos para atendimentos Covid-19 na rede hospitalar do Governo de SP. A decisão é fundamental para apoiar os municípios diante do crescimento das estatísticas de internações e abrange leitos de enfermaria e de UTI. A Secretaria de Estado da Saúde reorganizou a rede para garantir a assistência à população em todas as regiões do estado.

“Com o crescimento das internações pela COVID-19, o Governo do Estado tomou a decisão de ativar 700 novos leitos no decorrer dos próximos dez dias. Os leitos serão abertos em hospitais estaduais de todas as regiões de São Paulo”, disse Doria. “Neste momento, o foco da ampliação da rede estadual de Saúde está nos leitos de enfermaria já que, por conta dos elevados índices de vacinação aqui no Estado de SP, nós temos tido um agravamento menor da doença”, completou.

Os novos leitos vão auxiliar na absorção da nova demanda de casos em unidades hospitalares de 14 regiões do Estado, incluindo capital e municípios da Grande São Paulo e as regionais de saúde de Araraquara, Baixada Santista, Barretos, Bauru, Franca, Marília, Presidente Prudente, Registro, Ribeirão Preto, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, Sorocaba e Taubaté.

Serão abertos 266 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 434 de enfermaria em hospitais de gestão estadual que receberão pacientes encaminhados por meio da Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (CROSS).

Reportar Erro