Congresso e governo destacam ‘soberania nacional’ em resposta ao tarifaço
O discurso da cúpula do Congresso e governo é de "união" em defesa dos interesses nacionais
O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin (PSD), se reuniu nesta quarta-feira (16), com os presidentes da Câmara e Senado, Hugo Motta (Republicanos-PB) e Davi Alcolumbre (União-AP) para tratar sobre o tarifaço de 50% sobre produtos brasileiros, demandado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e afirmou que estão trabalhando na defesa da “soberania nacional”.
O senador chefe da Casa Alta, Davi Alcolumbre (União-AP), afirma que a cúpula do Congresso está unida com o governo, “em defesa dos interesses nacionais”.
“Nós temos a compreensão, a Câmara dos Deputados e o Senado Federal, o Poder Legislativo; que nós vamos defender a soberania nacional […] e tenho convicção também que esse processo tem que ser liderado pelo Poder Executivo”, afirmou Alcolumbre.
Segundo Alcolumbre, Lula (PT) acertou ao indicar o vice-presidente na tentativa de resolver o impasse com o governo americano.
A reunião ocorre um dia após os Estados Unidos anunciar uma investigação sobre o que consideram como “praticas desleais” do Brasil em setores do comércio.
O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), disse que o momento é de “unidade nacional” e destacou a escolha de Alckmin como negociador do governo para o impasse.
“Nós estamos aqui prontos para estar na retaguarda do Poder Executivo, para que as decisões que forem necessárias, a ação do parlamento, nós possamos agir com rapidez, com agilidade para que o Brasil possa sair mais forte dessa crise”, disse Hugo Motta.
Hugo Motta destaca que decisões externas não podem interferir na soberania brasileira.
“Eu não tenho dúvida que hoje, a nossa população entende que o brasil não pode ser aqui levado a situações, que decisões externas venham interferir na nossa soberania”, disse Motta.
A finalizar, Geraldo Alckimin agradece a presença dos Chefes do Congresso, e reafirma o compromisso pela defesa da “soberania brasileira”.
“Estamos unidos, para defender a soberania nacional […] e na questão comercial entendemos que há um equivoco do governo americano; é totalmente inadequado e injusto, e nós vamos trabalhar juntos pra reverter essa situação. Tamo juntos!”, disse Alckmin.
Alckmin foi escolhido pelo presidente Lula (PT), como o responsável por coordenar o diálogo com o setor empresarial para definir as reações do Brasil ao tarifaço anunciado por Donald Trump.