Mais Lidas

Siga o líder

Brasil vira modelo a ser seguido no combate à inflação

Bloomberg revela problemas enfrentados por todo o mundo e como o Brasil está na contramão e colhendo bons resultados

acessibilidade:

O Brasil foi citado em matéria na agência Bloomberg como modelo a ser seguido para combater os efeitos da inflação em produtos, alimentos e commodities.

“Em um momento em que a maioria do mundo segue acumulando os problemas como quebra na cadeia de suprimentos e disparada nos preços de energia ao elevar as tarifas de importação, o Brasil, logo ele, está se abrindo para o comércio mundial”, diz o texto.

Segundo a reportagem, o mesmo país que se apoio na substituição de importações para se industrializar depois da 2ª Guerra Mundial, começa a mudar, apesar de ter uma das maiores taxações dos países do G20.

“Impostos em 6.195 produtos tiveram corte temporário de 10%. Cortes mais incisivos também foram aplicados em uma variedade de produtos essenciais. Etanol, margarina, café, queijo, açúcar e óleo de soja tiveram as taxas zeradas em março”.

Apesar de valorizar o esforço brasileiro, o texto afirma que essas ações “por si só” não representam uma revolução e explica que reduções permanentes iriam de encontro a regras do Mercosul.

A Bloomberg também especula sobre o resultado das eleições, lembrando que nem Jair Bolsonaro nem Lula devem apoiar uma mudança radical no sistema tributário do comércio exterior.

Reportar Erro