Mais Lidas

Pavimentando o progresso

Brasil já teve 79 leilões de infraestrutura realizados, diz Tarcísio

“Foi um ano para ficar na história. Bem sucedido em termos de parceria”, disse o ministro da Infraestrutura

acessibilidade:
“Foi um ano para ficar na história. Bem sucedido em termos de parceria”, disse o ministro da Infraestrutura. Foto: Ricardo Botelho /Minfra

O ano de 2021 se encerra para o Brasil com 39 leilões de infraestrutura realizados: 22 de aeroportuários, 13 portuários, 3 rodoviários e 1 ferroviário.

O valor contratado em investimentos foi de R$ 40 bilhões. “Foi um ano para ficar na história. Bem sucedido em termos de parceria”, disse o ministro Tarcísio Gomes de Freitas, em entrevista nesta segunda (27) no programa A Voz do Brasil. Desde 2019, foram 79 leilões realizados.

No programa, ele fez um balanço das ações do Ministério da Infraestrutura este ano.  Freitas falou sobre o programa Pró-Trilhos que tem como objetivo expandir o modal ferroviário no Brasil e explicou os três eixos do programa: novas concessões, renovações antecipadas de contratos existentes com inovações de investimentos e um programa de autorizações ferroviária. “Sem dúvida nenhuma, [o programa] vai provocar o maior avanço nesse segmento nos últimos cem anos”.

Segundo o ministro foram recebidos 49 pedidos de autorização, o que representa mais 12.900 quilômetros de ferrovias e R$ 165 bilhões de investimentos privados. Com isso, a participação do modal no Brasil deverá passar de 20% para 40% e o Custo Brasil deve ser reduzido em 35%. (ABr)