Obituário

Após honras fúnebres em Brasília, corpo de Paulo Tarso segue para BH

Ele tinha 88 anos e morreu de septicemia, decorrente de infecção urinária

acessibilidade:
Honras fúnebres foram realizadas no Itamaraty em homenagem ao embaixador Paulo Tarso Flecha de Lima.

O embaixador Paulo Tarso Flecha de Lima, o mais importante diplomata brasileiro do nosso tempo, faleceu em Brasília aos 88 anos, vítima de septicemia, decorrente de uma infecção urinária muito grave. Seu corpo será velado em câmara ardente no Ministério das Relações Exteriores, em cerimônia raramente vista na história do Itamaraty a partir das 8h desta terça-feira (13). O chanceler Carlos França confirmou que foi o primeiro velório da história do Palácio do Itamaraty. O corpo segue para sepultamento em Belo Horizonte (MG).

O País perde “o maior chanceler que o Brasil infelizmente não teve”, na definição do embaixador Pedro Fernando Brêtas Bastos, chefe da representação do Brasil na Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), com sede em Lisboa, cuja trajetória sofreu grande influência de Flecha de Lima, como várias gerações de diplomatas.

Embaixador Paulo Tarso Flecha de Lima, ex-secretário-geral do Itamaraty.

O diplomata que sempre teve o perfil adequado para exercer o cargo que jamais ocupou, de ministro de Estado das Relações Exteriores, Paulo Tarso nasceu em 8 de julho de 1933. Foi secretário-geral do Itamaraty entre 1985 e 1990, quando consolidou sua liderança no Itamaraty.

Ele criou uma verdadeira escola de diplomacia moderna, voltada para a defesa dos interesses do Brasil inclusive na ampliação do Brasil comércio internacional, incluindona África e entre países árabes antes fechados, como o Iraque.

Também foi embaixador do Brasil no Reino Unido, nos Estados Unidos e na Itália. Aposentou-se em 2001, após 46 anos no serviço diplomático brasileiro. Ele foi casado com Lúcia Flecha de Lima, cuja atuação como embaixatriz também teve brilho próprio, em apoio à atuação do marido embaixador.

No Reino Unido, a embaixatriz se fez amiga íntima e confidente da princesa Diana. Como embaixatriz em Roma, Lúcia e o marido mobilizaram recursos privados, de empresas italianas com interesse no Brasil e de empresas brasileirs atuando na Itália para realizar a importante obra de reforma e restauração do Palazzo Doria Pamphillij, prédio histórico de 20 mil metros quadrados, onde se localiza a embaixada do Brasil, na valorizadíssima Piazza Navona.

Clique aqui para ler artigo do jornalista e diplomata Pedro Luiz Rodrigues sobre o falecimento de Paulo Tarso Flecha de Lima.

Leia também, clicando aqui, o artigo do embaixador Dante Coelho de Lima sobre Flecha de Lima.

Honras fúnebres

O Itamaraty definiu o cerimonial das honras fúnebres ao embaixador Paulo Tarso Flecha de Lima nesta terça-feira (13).

A programação prevê para as 8h da manhã a chegada do féretro pela rampa de automóveis da secretaria geral do Ministério das Relações Exteriores.

Nesse momento, o féretro será recebido por guarda de honra e trasladado à câmara ardente. Está prevista para as 8h30 a cerimônia de encomendação do corpo e. às 8h45, o toque de silêncio.

Às 8h50 se iniciará o procedimento de partida. com o féretro trasladado de volta ao carro, ao som de gaita de fole.

Nota do Itamaraty

O Ministério das Relações Exteriores divulgou nota de pesar:

O Ministério das Relações Exteriores informa, com grande pesar, do falecimento do Embaixador Paulo Tarso Flecha de Lima, hoje, 12 de julho, em Brasília.

Paulo Tarso ingressou no Itamaraty em 1955 e, ao longo das décadas seguintes, defendeu os interesses do Brasil com determinação, patriotismo e profissionalismo. Dedicou grande parte de sua vida ao projeto de modernização da diplomacia econômica e comercial do Brasil. Foi nomeado chefe do Departamento de Promoção Comercial em 1973, cargo que ocupou por mais de uma década e no qual liderou profunda transformação das atividades de promoção comercial do Brasil no exterior. Em 1984, foi nomeado Subsecretário-Geral de Assuntos Econômicos e Comerciais.

Em 1985, alcançou o mais alto posto de carreira da diplomacia, tornando-se Secretário-Geral das Relações Exteriores, tendo desempenhado papel fundamental na inserção internacional do Brasil na fase final da Guerra Fria. Foi Embaixador em Londres (1990-1993), Washington (1993-1999) e Roma (1999-2001).

Ao longo de sua carreira, o Embaixador Paulo Tarso dedicou-se ao ideal de que a política externa pode e deve contribuir para melhorar concretamente a inserção internacional do País e a vida de todos os brasileiros. Sua coragem e criatividade marcaram todos que tiveram a oportunidade de trabalhar a seu lado.

O Ministério das Relações Exteriores expressa a seus familiares e amigos as sentidas condolências de todos seus colegas.

Reportar Erro