Venezuela

Organização pede à Unasul para atuar em caso de abusos

HRW quer que Unasul se atente para os exageros

acessibilidade:

A organização Human Rights Watch (HRW), que atua na defesa dos direitos humanos, pediu hoje à União de Nações Sul-americanas (Unasul) para ?estimular o governo venezuelano a abordar imediatamente a grave situação na área?, em carta enviada a vários ministros dos Negócios Estrangeiros. A carta refere-se a um relatório da HRW sobre a situação no país sul-americano desde o início, em 12 de fevereiro, das manifestações que ocorrem quase diariamente.

?Enquanto diversos organismos internacionais, incluindo relatores de direitos humanos das Nações Unidas e do Parlamento Europeu, expressaram a sua preocupação com as violações de direitos humanos na Venezuela, a Unasul não condenou os gravíssimos abusos cometidos por agentes estatais venezuelanos?, diz o diretor da HRW para as Américas, José Miguel Vivanco.

A carta foi endereçada aos ministros dos Negócios Estrangeiros da Argentina, do Brasil, Chile, da Colômbia, do Equador, Peru e Uruguai.

A organização de defesa dos direitos humanos apela à Unasul para que ?perante a inexistência, na Venezuela, de um poder judicial independente capaz de travar os abusos do governo (?) exorte a administração de [Nicolás] Maduro a proteger os direitos dos manifestantes?, em alusão ao Tratado Constitutivo da Unasul de 2008.

O tratado estabelece que ?tanto a integração quanto a união sul-americana se fundam nos princípios da democracia – participação cidadã e pluralismo e direitos humanos universais, indivisíveis e interdependentes?, lembra a HRW. (Agência Brasil/Agência Lusa)

Reportar Erro