Mais Lidas

OPERAÇÃO TERRA PROMETIDA

Ministro Neri Geller está envolvido com fraude de terras

Neri Geller (Agricultura) acusado de favorecer negociação ilegal de lotes

acessibilidade:

O ministro da Agricultura, Neri Geller, estaria envolvido em crimes de grilagem de terras destinadas à reforma agrária em Mato Grosso, de acordo com investigações da Operação ?Terra Prometida?. Geller teve o nome citado diversas vezes ao longo da investigação. A suspeita é de que ele tenha favorecido a negociação ilegal de lotes e até se tornado proprietário de um deles.

Segundo testemunhas ouvidas pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal, o ministro de Dilma estaria envolvido com a apropriação de lotes que seriam destinados a agricultores sem-terra. Trechos sobre os supostos vínculos do ministro com os desvios do programa já foram enviados ao Supremo Tribunal Federal (STF).

O programa do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) prevê a distribuição de 1.149 lotes de 100 hectares. Hoje cada um desses lotes está avaliado pelo mercado local em R$ 1 milhão.

Dois irmão do ministro, Odair e Milton Geller, se entregaram ontem à PF após terem a prisão decretada. Ao todo, a Justiça Federal decretou a prisão de 52 fazendeiros, empresários e servidores públicos acusados de se apropriar de forma ilegal de lotes da reforma agrária nas imediações de Itanhangá (MT). Trata-se do segundo maior assentamento da reforma agrária da América Latina.

Vídeos Relacionados