Nova equipe econômica

Dilma convida Trabuco para assumir Ministério da Fazenda

Presidente do Banco Central, Tombini deve permanecer no cargo

acessibilidade:

A presidenta Dilma Rousseff convidou o presidente do Bradesco, Luiz Carlos Trabuco, para ser o ministro da Fazenda do segundo mandato. Se aceitar, Trabuco substituirá Guido Mantega, ciente da demissão desde o segundo turno da campanha eleitoral.

Dilma trabalha com três nomes para a equipe econômica do segundo mandato. A intenção da petista é manter Alexandre Tombini no comando do Banco Central. E, caso Trabuco não aceite o convite, será conduzido ao Ministério da Fazenda o ex-secretário da pasta Nelson Barbosa.

Para abrir caminho de Luiz Carlos Trabuco, Dilma se reuniu na terça-feira com o presidente do Conselho de Administração do Bradesco, Lázaro Brandão, que é quem tem o poder de afastar obstáculos à continuidade da carreira de Trabuco no banco caso ele aceite o convite e decida, depois, retomar o seu posto.

Até o momento o Palácio do Planalto não fez qualquer anúncio formal a respeito da composição da equipe econômica a partir de janeiro. A expectativa era de que o anúncio fosse feito ainda nesta quinta-feira, mas, com a morte do ex-ministro Márcio Thomaz Bastos, a presidenta pode adiar o comunicado.

A possibilidade de assumir a presidência do Conselho de Administração do Bradesco em substituição a Lázaro Brandão pode levar Trabuco a recusar o convite de Dilma Rousseff.

 

Reportar Erro