Estudo

De 113 agressões a jornalistas em 2013, 70 foram intencionais

As 113 ocorrências foram registradas pela Abraji entre 11 junho e outubro deste ano

acessibilidade:

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo divulgou nesta sexta-feira (13) um estudo com a análise de 113 casos de agressões contra jornalistas durante os protestos de 2013. Segundo o documento, 70 delas foram intencionais. ?Foram considerados deliberados os ataques realizados a despeito da identificação das vítimas como profissionais da imprensa?, explica a associação.

As 113 ocorrências foram registradas pela Abraji entre 11 junho e outubro de 2013. A partir de novembro, a associação tentou entrar em contato com todas as vítimas para verificar se a agressão havia sido deliberada ou não. Em 21 casos não foi possível localizar a vítima da violação ou ela não respondeu. Um dos repórteres localizados não soube dizer se a agressão havia sido deliberada ou não. Excluindo-se esses 22 casos, o universo analisado reduziu-se a 91 agressões, das quais 70 (ou 77%) foram deliberados.

A divulgação dos resultados deste levantamento marca os 6 meses do começo da onda de manifestações que atingem o pais, quando houve uma repressão violenta da Policia Militar de São Paulo à marcha contra o aumento das tarifas de ônibus em 13 de junho.

Reportar Erro