Ex-presidente de Portugal

Cortejo fúnebre de Mário Soares começa em Lisboa

Antigo presidente socialista português faleceu sábado aos 92

acessibilidade:

Por voltas das 11h da manhã de hoje (9), começou o cortejo fúnebre de Mário Soares, ex-presidente de Portugal. O trajeto que vai de Campo Grande, bairro onde residia Soares, ao Mosteiro dos Jerônimos, passará por ruas e avenidas emblemáticas de Lisboa, como a Praça Marquês de Pombal e a Avenida da Liberdade.

O trânsito está funcionando em regime especial, entre hoje e amanhã, com diversas ruas e avenidas fechadas devido à passagem do cortejo.

Michel Temer é um dos chefes de Estado que participará das cerimônias fúnebres. Ele embarca na tarde de hoje para Portugal e chega a Lisboa na madrugada desta terça-feira (10) para participar do funeral e prestar as últimas homenagens a Soares. Temer afirmou em seu perfil no Twitter, no último sábado, que o mundo perde um estadista  e um defensor da democracia e da liberdade.

Mário Soares faleceu na tarde de sábado, aos 92 anos, no Hospital da Cruz Vermelha, onde estava internado desde o dia 13 de dezembro. O governo de Portugal decretou luto oficial de 3 dias, a partir de hoje.

Ele é considerado um dos grandes nomes da democracia portuguesa. Lutou contra a ditadura na década de 70, foi preso e exilou-se na França. Voltou a Portugal, onde construiu uma respeitável trajetória política, tendo sido ministro dos negócios estrangeiros, presidente da República e primeiro-ministro. Soares também é lembrado por ter encabeçado o processo de adesão de Portugal à União Europeia.

O ex-presidente é homenageado:

Foto: Mário Cruz/ Lusa

Reportar Erro