Golpes dentro do golpe

Carlos Chagas lança livro com bastidores da ditadura militar

Jornalista Carlos Chagas lança novo livro "Os golpes dentro do golpe"

acessibilidade:

ditadura 01O jornalista Carlos Chagas vai lançar no final deste mês o primeiro volume do livro ?Os golpes dentro do golpe ? 1964-1969?. A publicação retrata o dia a dia de um dos períodos mais trágicos da história do Brasil. Chagas acompanhou todo o processo de instalação do regime militar e os desdobramentos que se seguiram.

De acordo com o próprio autor, houve muitas contradições até a queda da ditadura. ?Acompanhei tudo. O impedimento do presidente Costa e Silva, a prisão do vice, Pedro Aleixo, a usurpação do poder pela Junta Militar e a escolha do general Garrastazu Médici para presidente da República?, lembrou o autor.

Ao consultar Roberto Marinho sobre a conveniência de escrever sobre o período para O Globo, Chagas foi autorizado a elaborar uma série de 22 reportagens de página inteira que o Estado de S. Paulo interessou-se em publicar simultaneamente, entre janeiro e fevereiro de 1970. As reportagens valeram o Prêmio Esso de Jornalismo daquele ano ao autor, assim como o primeiro processo movido pelo governo pela Lei de Segurança Nacional.

Durante os dois volumes do livro, Chaga relembra o que se desenrolou e foi divulgado e expõe episódios que a memória nacional esqueceu como uma série de eventos transcorridos nos bastidores. Entre os mais curiosos diálogos está o do coronel Meira Mattos, comandante das tropas que invadiram o Congresso em novembro de 1966, e o presidente da Câmara, Adaucto Lúcio Cardoso, além de conversas informais do marechal Castello Branco com jornalistas políticos e o atraso proposital de doze horas no relógio do Plenário da Constituinte de 1967 para evitar a edição de uma Constituição que não tinha o capítulo dos Direitos e Garantias Individuais.

gracias.cdr

Reportar Erro