Pibinho vergonhoso

Brasil teve pior desempenho entre os países do G-20

A informação consta no relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE)

acessibilidade:

O Brasil foi o pais do G-20 com pior desempenho econômico no terceiro trimestre deste ano. O pibinho vergonhoso foi revelado nesta quinta-feira (12) pelo relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). A soma de todos os bens e serviços produzidos no país caiu 0,5% no terceiro trimestre deste ano, em relação ao trimestre anterior. Trata-se da primeira contração desde o primeiro trimestre de 2009.

No último dia 3, o ministro Guido Mantega admitiu que o pais teve o pior desempenho no terceiro trimestre, não só entre os G-20, mas também entre os países do Brics (Brasil, Rússia, China, Índia e África do Sul). Segundo ele, os números revisados do PIB do segundo trimestre indicam um resultado mais favorável, com possibilidade de crescimento da economia maior que a dos demais integrantes dos dois blocos.

O pais que teve maior crescimento foi a China, com 2,2%, seguido pela índia (1,9%). Nos Estados Unidos, no Reino Unido e Canadá, a expansão do PIB ficou em 0,9%, 0,8% e 0,7%, respectivamente. No México, o crescimento foi 0,8%, enquanto na Itália houve estabilidade.

O PIB de todo os países membros do G-20 totalizou 0,9%, no terceiro trimestre, depois da expansão  de 0,8% no segundo trimestre.

Com informações da Agência Brasil.

Reportar Erro