Petrolão nos EUA

Ação nos EUA cita Odebrecht e Graça Foster

Ação bilionária nos EUA responsabiliza a presidente da Petrobras

acessibilidade:

Ação civil coletiva (class action suit) é movida na Justiça de Nova York contra a Petrobras por acionistas nos Estados Unidos, e pode fazer a estatal e seus executivos pagarem indenização. De acordo com a ação judicial movida pelo escritório de advocacia americano Wolf Popper, à qual esta coluna teve acesso, o esquema de roubalheira do Petrolão foi abastecido por tipos como a presidente Graça Foster e o ex Sérgio Gabrielli, para beneficiar fornecedores como a empreiteira Odebrecht.

Além de indenização por dano material, a ação coletiva pede reparação por ?dano moral?: agora, pega mal ser portador de ações da Petrobras.

A ação acusa a Petrobras de emitir relatórios falsos e seus executivos de ?maquiar? fatos e resultados financeiros para esconder a corrupção.

Entre os pedidos da ação está investigação da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA em todos os relatórios emitidos pela Petrobras.

A ação coletiva pode ter milhares de autores, já que a Petrobras vendeu 768 milhões de ações na Bolsa americana entre 2010 e 2014. Leia na Coluna Cláudio Humberto.

Reportar Erro