Eleito em 1º turno

Novo governador do ES critica ‘recuo administro e político’ do antecessor

Renato Casagrande aproveitou a cerimônia para falar sobre sua atuação como governador do estado em 2011

acessibilidade:
Renato Casagrande e Jacqueline Moraes tomam posse como governador e vice-governadora do Espírito Santo.

Renato Casagrande (PSB) tomou posse na tarde desta terça (1º) como governador do Espírito Santo na Assembleia Legislativa do estado (Ales) e, durante o discurso, que ocupou o mesmo cargo antes, criticou o governo passado, ao afirmar que recebe o governo de volta com “um enorme déficit de investimentos. Dezenas de obras tiveram sua execução suspensa ou foram simplesmente abandonadas”, afirmou o governador. “Nosso vigor econômico foi contido.” Ele tomou posse ao lado da vice-governadora, Jacqueline Moraes (PSB).

O governador declarou ainda que a crise financeira que o Brasil enfrenta não deveria ser usada como justificativa pelo governo anterior. “É claro que o aprofundamento da crise nacional nos últimos quatro anos trouxe dificuldades adicionais para a gestão que agora se encerra, mas não podemos aceitar de modo algum que tais dificuldades sejam apresentadas como justificativa”.

Segundo o governador, ao fim de sua gestão, o estado estava em primeiro lugar do Brasil em transparência de gestão pública, mesmo com os “equívocos políticos e a gestão irresponsável” do governo central da época. “A extensão e a gravidade só seriam inteiramente conhecidas no início do segundo mandato da presidente Dilma Rousseff.”

Casagrande se disse confiante de que, em seu governo, poderá enfrentar as dificuldades que encontrará. “A minha confiança não nasce de um otimismo ingênuo ou de uma expectativa de soluções mágicas. Nasce da constatação de que mesmo ainda sofrendo os efeitos da crise nacional, reunimos recursos, capacidade, experiência e determinação para recolocar o Espírito Santo no caminho do desenvolvimento econômico e do equilíbrio social.”

O governador espera que, em sua gestão, o estado se transforme referência em qualidade de serviços públicos, no desenvolvimento econômico e na sustentabilidade ambiental. “Esse é o nosso compromisso. E eu preciso muito de vocês, os capixabas”, concluiu.

Reportar Erro