Pesquisa: maioria dos brasileiros acha justa condenação de Lula por corrupção
Do total, 57% dos entrevistados aprovam a sentença que condenou o político por ladroagem
Levantamento nacional realizado pelo instituto Paraná Pesquisa mostra que a maioria esmagadora dos brasileiros considera justa a condenação, pela Justiça, do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Ex-presidiário, Lula até já cumpriu pena pela condenação de ladroagem, ou seja, corrupção e lavagem de dinheiro, e ainda tem outras condenações a serem confirmadas para que volte a cumprir sentença em regime fechado. Ao todo, o político responde a sete processos por crime como corrupção e formação de quadrilha.
De acordo com o levantamento, 57% dos entrevistados consideram justa a condenação do ex-presidiário, enquanto 37% a consideram injusta. Esse contingente de pessoas que consideram a condenação injusta é basicamente o eleitorado tradicional do fundador do Partido dos Trabalhadores (PT).
Do total, 5,4% ficaram em cima do muro, dizendo não saber ou optando por não emitir opinião. Jovens eleitores entre 16 e 24 anos estão entre os que estão mais convencidos da culpa do ex-presidiário: 59,2%. Essa convicção so é um pouco maior entre os eleitores de 35 aos 44 anos: 59,5%.
O Paraná Pesquisas entrevistou 2.264 brasileiros, entre os dias 16 e 19 de fevereiro, em 200 municípios dos 26 estados e do Distrito Federal.
Veja os números da pesquisa: