João Santana

Ex-marqueteiro do PT, preso na Lava Jato, é contratado pelo partido de Ciro Gomes

Santana chefiou o marketing das campanhas de Lula em 2006 e de Dilma em 2010 e 2014

acessibilidade:
Ciro Gomes, João Santana e Carlos Lupi. Foto: Reprodução Twitter/Ciro Gomes

O PDT, partido de Ciro Gomes, contratou o publicitário João Santana, ex-marqueteiro do PT, para assumir a comunicação do partido.

O anúncio foi feito pelo próprio Ciro, pré-candidado à presidência em 2022, na noite desta quinta-feira, 22, ao publicar uma foto nas redes sociais. “Reunião de trabalho com Carlos Lupi, presidente do PDT, e com o publicitário João Santana, que nos ajuda a partir de agora na comunicação do partido”, registrou Ciro na postagem.

Santana e sua esposa, Monica Moura, foram condenados pela Operação Lava Jato. Ambos foram absolvidos pelo crime de corrupção, mas permaneceram meses na cadeia e em prisão domiciliar por lavagem de dinheiro, após delação premiada.

O marqueteiro foi responsável por desenvolver as campanhas vencedoras dos ex-presidentes Lula, em 2006, e Dilma Rousseff, em 2010 e 2014.

Segundo a denúncia apresentada pelo Ministério Público Federal, parte da propina paga a partir do esquema de corrupção existente na Petrobras teria sido destinada ao PT para pagar pelos serviços eleitorais. Durante o processo, o casal disse que teria recebido US$ 4,5 milhões em caixa dois, durante a campanha de Dilma em 2010, em contas não declaradas no exterior.

Chapa Ciro-Lula

Em outubro do ano passado, Santana defendeu a possibilidade de uma chapa nas próximas eleições presidenciais de Ciro e Lula, durante entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura. Ele afirmou que o petista seria “o vice ideal” e comparou a ideia da atual vice-presidente da Argentina Cristina Kirchner de se candidatar ao lado de Alberto Fernández, mas com ele na cabeça de chapa.

“Impossível, mas essa chapa seria imbatível. É imitar a solução genial eleitoral, que a Cristina fez na Argentina”, declarou Santana na entrevista.

Reportar Erro