Virada gaúcha

Eduardo Leite é “reeleito” governador pelo Rio Grande do Sul

Governador eleito em 2018 deixou o cargo para tentar disputar a presidência, mas acabou eleito novamente pelos gaúchos com 57% dos votos

acessibilidade:
Governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB). (Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini).

O ex-governador Eduardo Leite (PSDB) foi eleito pela segunda vez governador do Rio Grande do Sul, mesmo depois de deixar o cargo para tentar uma candidatura ao Palácio do Planalto.

Com 92,46% das urnas apuradas, o tucano tem 57,13% dos votos válidos e não pode mais ser alcançado pelo ex-ministro Onyx Lorenzoni (PL), que tem 42,87%.

Apesar de vencer com folga o 1º turno, Lorenzoni lidou muito mal a campanha do 2º turno com gafes vistas como homofóbicas, grosserias como não apertar a mão do adversário e falta de propostas econômicas, todas consideradas imperdoáveis pelos gaúchos.

A vitória de Leite desfaz, em parte, a tradição gaúcha de não reeleger seu governador, ressalva feita que o tucano foi eleito em 2018, mas não é o atual governador.

No âmbito nacional, o presidente Jair Bolsonaro aumentou sua votação de 48,89% para 56,32% neste segundo turno, enquanto Lula, que teve 42,28% no 1º turno avançou pouco e chegou a 43,68%.

De acordo com a atual legislação eleitoral brasileira (resolução TSE 23.610/2019), sites de notícias podem ser penalizados pelos comentários em suas publicações. Por esse motivo, decidimos suprimir a seção de comentários até o fim do período eleitoral.