Avaliação

Lula tem maior rejeição em Curitiba, menor em Fortaleza. Veja o ranking

Avaliação do presidente petista oscila nas 10 maiores capitais brasileiras, que realizam eleições muncipais no ano que vem

acessibilidade:
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil).

Levantamento do instituto Paraná Pesquisas divulgado nesta sexta-feira (9) aponta a aprovação e rejeição do presidente Lula (PT) entre as dez maiores capitais brasileiras que vão realizar eleições municipais no ano que vem. Brasília, o terceiro maior município brasileiro, não possui governo municipal.

Em Fortaleza (CE), Lula tem seu recorde de aprovação nas maiores capitais: 68,9%. Apenas 27% dos eleitores da capital cearense rejeitam a administração petista. Salvador (BA) e Recife (PE) fecham o ‘pódio’ das capitais que mais aprovam o governo Lula III.

Em Curitiba (PR), o resultado é o contrário. A maioria (53,2%) dos eleitores curitibanos rejeita o governo Lula, enquanto apenas 42,7% aprovam a gestão. Em Manaus (AM), 49,3% dos eleitores desaprovam a atual gestão federal, contra 44,6% de aprovação.

Em grandes cidades como Porto Alegre (RS) e Rio de Janeiro (RJ), a aprovação e desaprovação estão mais equilibradas. Levando em consideração as margens de erro dos levantamentos, o quadro pode até se inverter.

O levantamento leva em consideração pesquisas realizadas pelo instituto entre março e junho de 2023 nos dez municípios. Veja abaixo o ranking da avaliação de Lula nas dez maiores capitais:

Em comparativo divulgado esta semana, José Sarto (PDT), prefeito de Fortaleza, município onde Lula tem sua melhor avaliação, apresentou um dos piores resultados entre os líderes das dez maiores capitais brasileiras. Sarto tem 50,9% de rejeição, seguno o último Paraná Pesquisas, em abril.

Já o prefeito de Salvador, Bruno Reis (União), tem a maior aprovação da gestão administrativa entre os prefeitos das capitais.  De acordo com o último levantamento, 68% dos entrevistados aprovam a administração de Reis, e só 26,1% desaprovam. Resultado maior até que o de Lula no município.

Rafael Greca (PSD), prefeito de Curitiba, tem aprovação de 65,2%, mais de 20 pontos percentuais à frente do presidente da República. Ele tem a quarta melhor gestão municipal, segundo o comparativo Paraná Pesquisas

Reportar Erro