Reeleição recorde

Lira defende ‘cada um no seu quadrado’, em recado ao STF, após reeleição com 464 votos

Alagoano conseguiu mais de 90% de todos os votos da Câmara

acessibilidade:
Arthur Lira presidirá a Câmara até 2024. Foto: Pablo Valadares/Câmara
Arthur Lira presidirá a Câmara até 2024. Foto: Pablo Valadares/Câmara

O atual presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), foi reconduzido para mais um mandato, com 464 dos 513 votos. Ele continuará a comandar a Casa no biênio 2023-2024.

Em seu discurso, após a proclamação do resultado, o deputado Arthur Lira fez um discurso vigoroso, em defensa da democracia, das instituições e da Constituição e, em claro recado contra a escalada autoritária e intervencionista de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), ele defendeu “cada um no seu quadrado”, referindo-se ao papel de cada um dos três poderes.

Lira foi apoiado por um único bloco parlamentar que reuniu 20 partidos, incluindo duas federações partidárias e o PT de Lula e o PL de Jari Bolsonaro.

É a maior votação absoluta de um candidato à Presidência da Câmara nos últimos 50 anos, segundo a própria Câmara dos Deputados.

Placar da eleição desta quarta (1º) na Câmara. Foto: Francine Marquez/Diário do Poder

O deputado Chico Alencar (Psol-RJ), lançado pela Federação Psol-Rede, teve 21 votos e o deputado Marcel Van Hattem (Novo-RS) obteve 19 votos. Apenas 5 votos foram brancos.

O “bloco” que apoiou Lira reuniu PT, PCdoB e PV, federação que apoiou Lula em outubro, e também o PL, do ex-presidente Jair Bolsonaro, União Brasil, PP, MDB, PSD, Republicanos, PSDB-Cidadania, Podemos, PSC, PDT, PSB, Avante, Solidariedade, Pros, Patriota e PTB.

Reportar Erro