Mais Lidas

Efeito da derrota

Após derrota na Câmara, Baleia pode perder a presidência do MDB

Políticos do MDB acusam Baleia Rossi de não consultá-los antes de associar-se à oposição

acessibilidade:
Deputado federal Baleia Rossi (MDB-SP) - Foto: Agência Brasil.

Após a derrota na disputa pela presidência da Câmara, o deputado Baleia Rossi (MDB-SP) enfrentará o desafio de manter a presidência do MDB. Articulação por enquanto discreta de governadores, prefeitos, deputados e senadores do MDB, pretende que Baleia deixe o comando do partido.

Acusam-no de não haver consultado ninguém, sobretudo parlamentares, antes de associar o partido a Rodrigo Maia e à oposição, colocando em risco as relações de todos com o governo Jair Bolsonaro. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

Gestores públicos e deputados acham que Baleia não tinha o direito de usar o partido para fortalecer o projeto da oposição. O erro de Baleia pode ser avaliado pela estimativa de que ao menos metade dos deputados do MDB decidiu votar em Arthur Lira.

A expectativa é que Baleia renuncie ao posto, a exemplo do que ocorre em todo o mundo quando partidos sofrem derrotas nessas dimensões. Os 145 votos mostram o tamanho de Rodrigo Maia na Câmara: Baleia só foi votado por deputados de oposição e mais alguns gatos pingados.

Procurado, o deputado informou através da assessoria que “respeita a posição de todos, e conduz o partido de forma equilibrada”. Leia a íntegra:

O deputado federal Baleia Rossi (SP) disputou a presidência da Câmara defendendo a independência, mesma posição aprovada na convenção nacional que o elegeu em outubro de 2019. Como presidente do MDB, o deputado respeita as posições de todos, e conduz o partido de forma equilibrada e democrática.

Vídeos Relacionados