Bolsonaro recebe presidente da Guiné-Bissau, que faz visita oficial ao Brasil

acessibilidade:

O presidente Jair Bolsonaro recebeu nesta terça-feira (24) em audiência no Palácio do Planalto o presidente da Guiné-Bissau, general Umaro Sissoco Embaló, que realiza visita ao Brasil e já se declarou admirador do chefe de Estado e de Governo brasileiro.

O embaixador Carlos Alberto Franco França, ministro das Relações Exteriores, e a ministra de Estado dos Negócios Estrangeiros da Guiné-Bissau, Suzi Carla Barbosa, participaram da reunião.

Bolsonaro e Sissoco Embaló passaram em revista a agenda bilateral, com vistas a aprofundar o diálogo político e a cooperação técnica entre os dois países.

A Guiné-Bissau é importante parceiro na cooperação Sul-Sul brasileira. Atualmente, encontram-se em execução projetos nas áreas de agricultura, saúde, capacitação de diplomatas, militares e forças de segurança, alimentação escolar, ensino superior e gestão de recursos hídricos.

Desde o ano 2000, cerca de 1500 jovens universitários bissau-guineenses foram selecionados pelo Programa Estudante Convênio do Ministério da Educação do Brasil.

O Brasil e a Guiné-Bissau integram a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). A Guiné-Bissau faz parte, também, da Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental, importante mecanismo de integração regional africana.

Reportar Erro