Festa nacional

14 de Julho é dia de os franceses festejarem a queda da Bastilha

Mas a festa é revestida da apreensão perla permanente ameaça terrorista

acessibilidade:
O show pirotécnico em torno da Torre Eiffel deverá se repetir nesta quarta-feira (14) - Foto: Wikipedia.

Todo dia 14 de julho, muitos franceses tiram sua bandeira tricolor do armário e saem às ruas para comemorar aquele que consideram ser o dia mais importante do ano.

Pela manhã, um desfile militar sempre vistoso é organizado na famosa avenida Champs-Elysées e depois, ao pôr do sol, a Torre Eiffel oferece um show de fogos de artifício sincronizado com uma mistura de música clássica e sucessos, a que os parisienses assistem com garrafas de champanhe de todos os cantos da cidade.

A festa nos últimos anos tem sido marcada por apreensão por causa da ameaça terrorista. Em 2016, em pleno 14 de julho, na cidade de Nice, um terrorista muçulmano furtou um caminhão de nove toneladas para atropelar e matar 86 de pessoas e ferir outras 458.

O dia 14 de julho tem a sua origem na tomada inesperada e violenta de uma fortaleza medieval conhecida como Bastilha há mais de dois séculos, em 1789.

Foi um momento decisivo na história mundial, marcando o início da Revolução Francesa e com ela o início do fim de uma das monarquias mais poderosas da época.

Reportar Erro