Mais Lidas

Gesto

Mais jovem da História, Toffoli começa presidência ouvindo ministros aposentados

Novo presidente do STJ recebe ministros inativos para almoço

acessibilidade:
Toffoli recebeu os colegas aposentados tratando-os como "ministros de sempre". (Foto: Carlos Moura/STF)

Em um de seus primeiros atos à frente da Presidência do Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Dias Toffoli recebeu para almoço, nesta segunda-feira (17), os ministros aposentados Ellen Grace, Moreira Alves, Octávio Gallotti, Carlos Velloso, Nelson Jobim, Cezar Peluso, Ayres Britto e Joaquim Barbosa. Ao mesmo tempo em que buscou homenagear os “ministros de sempre”, Toffoli -o mais jovem presidente da História do STF – disse que pretende manter um diálogo e ouvir os colegas que já passaram pela Presidência do STF.

Dias Toffoli revelou que sempre se inspirou nos colegas e, fazendo menção à difícil situação que o país atravessa, ressaltou que, mais do que uma homenagem, a intenção do encontro era para dizer que ele quer ouvir os ministros que já ocuparam a cadeira de presidente do Supremo, que sabem das dificuldades e da importância do cargo.

“Para mim é um momento de rara felicidade poder estar aqui integrado e irmanado com a senhora e com os senhores, e dizer que vamos retomar este tipo de confraternização. Quero ouvi-los, quero ouvir os conselhos, quero deixá-los à vontade para esse diálogo”, destacou o ministro Dias Toffoli.

Ao agradecer o convite em nome dos ministros aposentados, o ministro Nelson Jobim disse que os colegas aceitaram o convite com grande satisfação, entendendo o gesto de integração entre passado e futuro proposto pelo novo presidente do Supremo. “Esse gesto é fundamental no momento em que a gente vive, para termos condições de construir um Brasil, construir o futuro. Isso passa seguramente por uma integração dentro do próprio Tribunal”.

Vídeos Relacionados