Decisão

Justiça determina retirada do ar de matérias do UOL sobre Bolsonaro

Site brasileiro associado ao jornal Folha de S.Paulo chamou ‘moeda corrente’ de ‘dinheiro vivo’ e associou imóveis a caso anulado pelo STJ

acessibilidade:
Jair Bolsonaro, ex-presidente da República. Foto: Isac Nóbrega.

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) determinou a retirada do ar de reportagens do site UOL que lançavam suspeita sobre compras e vendas de imóveis pertencentes ao presidente Jair Bolsonaro e diversos dos seus familiares.

Segundo o desembargador Dmétrius Cavalcanti, encarregado do caso, as matérias fizeram “suposições” atrelando casos distintos que não são atrelados, além de terem baseado parte da acusação e uma investigação que foi anulada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).

A matéria não especifica que o caso das “rachadinhas” citado em relação ao senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), filho do presidente, foi anulado pelo STJ e “atrela conclusões”, segundo explicou o magistrado.

Além disso, as matérias interpretaram “compras em moeda corrente” como transações em dinheiro vivo, além de contabilizar num só pacote as compras e vendas de imóveis num período de 32 anos, por mais de uma dúzia de familiares do presidente.

O UOL prometeu recorrer da decisão, que chama de “censura”.

Reportar Erro