Justiça

Bolsonaro nomeia o mais votado da lista tríple para vaga de Kassio no TRF-1

Luiz Augusto Amorim era o mais jovem da lista para desembargador do TRF-1

acessibilidade:
Luiz Gustavo Amorim será desembargador do TRF-1, na vaga do atual ministro do STF Nunes Marques.

O presidente Jair Bolsonaro nomeou o o advogado Luiz Gustavo Amorim de Sousa para o cargo de desembargador do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), em Brasília, na vaga destinada ao Quinto Constitucional da advocacia. O ato foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União.

Amorim de Sousa foi o mais votado dos seis nomes que estavam na disputa pela vaga. Ele teve 23 votos, seguido de Flávio Jardim (20) e José Roberto (17 votos).

Com apenas 38 anos de idade, o desembargador era o mais jovem entre os concorrentes à vaga. Ele é casado com Rafaela Sarney, filha da ex-governadora do Maranhão Roseana Sarney (MDB).

O nome de Luiz Gustavo Amorim de Sousa tinha a simpatia do atual ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Kassio Nunes Marques e, claro, o apoio do ex-presidente José Sarney, avô de sua esposa.

Ele é sobrinho do ministro do STJ Reynaldo Soares da Fonseca e filho do desembargador Leomar Amorim, já falecido, cujos colegas chamavam de “guerreiro da alma invencível”.

Também pleiteavam a vaga Maurício Alexandre Perna Neves (DF), Jackson Di Domenico (DF) e Rebeca Moreno (RO), única mulher na disputa. A lista sêxtupla foi formalizada em dezembro de 2021.

Todos os concorrentes escolhidos na lista tríplice tinham notório saber jurídico, reputação ilibada e pelo menos 10 anos de atividade jurídica comprovada.

O novo desembargador do TRF-1 entre a sogra, Roseana, e a esposa, Rafaela Sarney.

Reportar Erro