Eleições 2022

Só 5,7% dos candidatos e 0,97% dos partidos prestaram contas finais do 1º turno

Candidatos, partidos e federações têm até o próximo dia 1º de novembro para entregar a prestação de contas finais à Justiça Eleitoral

acessibilidade:
Urna eletrônica Foto: Alejandro Zambrana/ Secom TSE
Deixar de votar e de justificar nos dois turnos acarreta duas faltas. (Foto: Alejandro Zambrana/TSE).

Termina no dia 1º de novembro o prazo para que candidatas, candidatos e partidos políticos apresentem à Justiça Eleitoral (JE) a prestação de contas final relativa ao primeiro turno das Eleições 2022. Apesar de o término do prazo estar próximo, até esta sexta-feira (21), apenas 5,67% dos candidatos e 0,97% das agremiações prestaram contas à Justiça Eleitoral.

O problema é que o sistema do TSE não vai funcionar a partir do dia 28, em razão da realização do segundo turno das eleições.

Os partidos que concorreram isoladamente, em coligação ou que integram federação devem encaminhar a prestação de contas final de forma individualizada, nos níveis municipal, regional e nacional. Todas as datas das Eleições 2022 podem ser conferidas no calendário eleitoral, disponível no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Na prática o prazo é mais curto

Em razão da realização da eleição do segundo turno do pleito no dia 30 de outubro, todos os sistemas eletrônicos do TSE para recepção das prestações de contas estarão indisponíveis a partir das 18h de 28 de outubro até as 8h de 31 de outubro. Nesse período, não será possível a recepção da prestação de contas de candidatos e partidos políticos que concorreram no primeiro turno.

(Com informações do TSE)

Reportar Erro