Premiê do Reino Unido renuncia após perder apoio
Decisão ocorre em meio à perda de apoio no parlamento e no próprio partido
O primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer anunciou nesta segunda-feira (22) que deixará o cargo, encerrando um governo que durou menos de dois anos após a vitória histórica do Partido Trabalhista nas eleições de 2024. A decisão ocorre em meio à crescente pressão de parlamentares e integrantes do próprio partido, além da queda de sua popularidade junto ao eleitorado.
Em discurso, Starmer afirmou que aceitou a avaliação de que não era mais a pessoa adequada para liderar os trabalhistas rumo à próxima eleição geral. Ele permanecerá no cargo durante o período de transição até a escolha de um sucessor, processo que deve ser concluído até setembro.
A crise interna se intensificou após derrotas eleitorais recentes e o fortalecimento político de Andy Burnham, apontado como principal favorito para assumir a liderança do partido e, consequentemente, o comando do governo britânico. Outros nomes chegaram a ser cogitados, mas aliados importantes já passaram a apoiar Burnham.
A saída de Starmer abre caminho para mais uma mudança no comando do Reino Unido, que poderá ter seu sétimo primeiro-ministro em uma década, em meio a desafios econômicos, debates sobre imigração e disputas internas no Partido Trabalhista