Todos os pacientes de estudo de nova droga contra câncer entram em remissão
Apesar do pequeno grupo de 18 pacientes com câncer retal expostos ao novo medicamento, a taxa de sucesso é tida como inédita
Estudo feito nos EUA com 18 pacientes acometidos de câncer retal revelou que 100% deles entraram em remissão após serem expostos ao novo medicamento: dostarlimab.
O estudo ganhou notoriedade assim que foi publicado, no domingo, no New England Journal of Medicine. Segundo o autor, dr. Luis A. Diaz Jr, essa taxa de sucesso, mesmo com um grupo pequeno, é inédito. “Eu acredito que essa é a primeira vez que isso acontece na história do câncer”, disse.
O dostarlimab foi administrado a todos os pacientes a cada três semanas durante um período de seis meses. A alternativa em caso de insucesso seria quimioterapia ou uma complexa cirurgia que poderia levar a incontinências fecal e/ou urinária.
Além de não precisarem passar por esses tratamentos mais agressivos e invasivos, nenhum dos pacientes apresentou recorrência do câncer de seis até 25 meses depois do fim do estudo.
“Houve muitas lágrimas de alegria”, disse a dra. Andrea Cercek, oncologista do Memorial Sloan Kettering Cancer Center, hospital onde foi realizado o tratamento experimental.
Apesar do sucesso inquestionável e do início promissor, é preciso realizar novos experimentos com outros grupos de pacientes para confirmar a eficácia do dostarlimab. (Com informações do New York Post)