Scott Bessent

Tesouro dos EUA avalia debate sobre práticas de empresas de cartão de crédito

Scott Bessent afirma que governo pode analisar comportamentos do setor após proposta de Trump sobre juros

acessibilidade:
Secretário do Tesouro americano, Scott Bessent. (Foto: Reprodução/X/Acervo Pessoal).

O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, afirmou nesta terça-feira que considera legítima a discussão sobre as práticas adotadas pelas empresas de cartão de crédito. Segundo ele, há diversos pontos que podem ser analisados em relação ao funcionamento e ao comportamento do setor.

A declaração foi dada em entrevista à CNBC durante o Fórum Econômico Mundial, em Davos. Bessent disse que existem “muitas coisas” a serem examinadas no mercado de cartões de crédito e que o governo pretende avaliar essas questões para entender possíveis caminhos a seguir.

Na semana passada, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, defendeu a criação de um limite anual para as taxas de juros cobradas nos cartões de crédito. A senadora democrata Elizabeth Warren afirmou que o presidente entrou em contato para discutir a proposta, tema que historicamente integra a agenda de defesa do consumidor da parlamentar.

Bessent destacou que Trump e seu governo concordam com Warren no entendimento de que os membros mais pobres da sociedade não devem pagar mais, mas criticou a abordagem da senadora ao afirmar que o excesso de regulamentação teria levado à falência de bancos pequenos e comunitários. Ainda assim, o secretário reiterou que discutir as práticas das empresas de cartão de crédito não é algo descabido.