resgate de civis

Rússia anuncia cessar-fogo em Mariupol e cidade ganha corredor humanitário

Governo ucraniano garantiu que 45 ônibus serão enviados à Mariupol para resgatar civis

acessibilidade:
Maternidade atacada por mísseis russos em Mariupol. Foto: MFA Ucrânia / Twitter

A cidade de Mariupol, sitiada há mais de um mês, passa por um cessar-fogo a partir das 10h desta quinta-feira, no horário local. A decisão foi anunciada nesta quinta-feira (31), pelo ministério da Defesa da Rússia.

A medida tem o objetivo de escoar os civis que estejam na cidade, a mais afetada pelos ataques russos. A retirada de tropas possibilitou a abertura de um corredor humanitário que leva à cidade de Zaporizhzhia.

A vice-primeira-ministra da Ucrânia, Iryna Vereshchuk, adiantou em um vídeo nas suas redes sociais que 45 ônibus serão utilizados para retirar civis de Mariupol. Nesta manhã, 17 veículos  já foram enviados à cidade para resgatar a população.

“Hoje à noite, recebemos uma mensagem do Comitê Internacional da Cruz Vermelha de que a Federação Russa confirma sua prontidão para abrir o acesso do comboio humanitário à cidade de Mariupol com trânsito pela cidade de Berdiansk”, disse Iryna.

No comunicado editado pelo ministério russo, o país convoca auxílio das entidades internacionais. “Para que esta operação humanitária tenha sucesso, propomos realizá-la com a participação direta de representantes do Alto Comissariado da ONU para os Refugiados (Acnur) e do Comitê Internacional da Cruz Vermelha”.

 

Reportar Erro