Cada vez mais ricos

EUA atingem objetivo de tomar da Rússia a venda de gás à Europa

O objetivo é reduzir a dependência da Europa sobre o combustível russo

acessibilidade:
Ele destacou que a estimativa de produção total de petróleo no país para 2029 é de 5,4 milhões de barris por dia Foto: EBC

Joe Biden e Ursula von der Leyen, presidentes dos Estados Unidos e da Comissão Europeia, anunciaram, nesta sexta-feira (25), uma ação para reduzir a dependência europeia do petróleo e gás natural da Rússia.

Na prática, Biden conquistou um dos seus objetivos nesse conflito ma Ucrânia: iniciar um processo de substituição da Rússia como o principal fornecedor de gás para o continente europeu.

O acordo prevê que os Estados Unidos distribua pelo menos 15 bilhões de metros cúbicos de gás natural liquefeito à Europa durante este ano, informou a Casa Branca. Com isso, os EUA se tornam o país que maia ganha com a guerra que massacra a população civil ucraniana.

O país poderá contar com o apoio de produção de outras nações para colocar em prática esta nova sanção contra o Kremlin.

Ocidente contra Putin

Os líderes dos países integrantes da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) se reuniram, nesta quinta-feira (24), e traçaram novas ações em combate à guerra na Ucrânia.

Biden afirmou que está pronto para responder a ofensiva russa, caso o país utilize armas biológicas. “Nós responderíamos se ele usasse. A natureza da resposta dependeria da natureza do uso. Deflagraria uma resposta à altura. Caso a Rússia dê esse passo, nós tomaremos essa decisão”.

O presidente americano também sugeriu que a Rússia seja excluída do G20 e que o cessar-fogo depende da Ucrânia decidir se é mesmo necessário ceder parte de seu território a Putin.

“Depende do G20. Isso foi levantado hoje, e eu levantei a possibilidade de que, se isso não puder ser feito, se a Indonésia e outros não concordarem, então deveríamos, na minha opinião, pedir que a Ucrânia pudesse participar das reuniões, sendo capaz de participar e observar”, afirmou Joe.

 

Reportar Erro