Ucrânia sob ataque

Embaixada cita ‘situação estável’ e recomenda que brasileiros deixem o país

Nota da embaixada sugere que brasileiros se dirijam à fronteira oeste

acessibilidade:
Ucranianos deixam Kiev, para fugir da invasão russa - Foto: reprodução redes sociais.

O embaixador do Basil em Kiev, Norton Rapesta, divulgou nota nas redes sociais,. há pouco, informando a comunidade brasileira que a situação “é relativamente estável” na Ucrânia, mas recomenda que deixem o país por meios próximos pela fronteira Oeste.

A nota informa ainda que “a recomendação das autoridades ucranianas, no momento, é não sair, tendo em conta grandes engarrafamentos nas saídas da cidade”.

Leia a íntegra da nota:

Após uma série de ataques a alvos militares e estratégicos por todo o país, a situação na maior parte das regiões ucranianas é no momento relativamente estável. Nesse contexto, a embaixada recomenda que brasileiros que possam deslocar-se por meios próprios para outros países ao oeste da Ucrânia que o façam tão logo possível, após informarem-se sobre a situação de segurança local.

Aos brasileiros em Kiev, a recomendação das autoridades ucranianas, no momento, é não sair, tendo em conta grandes engarrafamentos nas saídas da cidade. Os brasileiros que buscarem deixar a cidade nesse momento devem contar com grandes dificuldades. Solicita-se aguardar novas instruções da embaixada.

Os brasileiros nas regiões na margem esquerda do rio Dnipro (leste do país) que não puderem seguir viagem para oeste por meios próprios ou de modo seguro devem deslocar-se para Kiev e contatar a embaixada assim que possível pelo plantão consular +380 50 384 5484. Solicita-se que o número seja utilizado apenas em caso de necessidade extrema. Orientações à comunidade continuarão a ser transmitidas por este canal (Telegram e Facebook)“.

Reportar Erro