Deputado dos EUA critica ‘censura generalizada’ no Brasil
Cory Mills denuncia perseguição política e diz que repressão brasileira afeta até cidadãos em solo americanos
O deputado republicano Cory Mills, da Flórida, expressou preocupação com a situação dos direitos humanos no Brasil durante sessão nesta quarta-feira (21) no Congresso dos Estados Unidos.
Em fala direcionada ao secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, Mills afirmou que está “alarmado” com o que classificou como “censura generalizada” no Brasil.
“Se me permite, senhor secretário, como o senhor certamente está ciente do alarmante declínio dos direitos humanos no Brasil, temos visto censura generalizada, perseguição política contra toda a oposição, incluindo jornalistas e cidadãos comuns, e o que eles estão fazendo agora é uma prisão eminente e politicamente motivada do ex-presidente Bolsonaro”, afirmou.
Segundo Mills, a repressão no Brasil está afetando até cidadãos em solo americano.
“Essa repressão se estendeu para além das fronteiras do Brasil, impactando indivíduos em solo americano”, completou.
Em resposta, Marco Rubio, aliado de Donald Trump, confirmou que o governo dos EUA avalia a possibilidade de impor sanções ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal.
A iniciativa atende a pressões de políticos conservadores norte-americanos influenciados por aliados brasileiros, em meio às discussões sobre liberdade de expressão e regulação das redes sociais.
O deputado também mencionou uma reportagem do Financial Times de 2023 que trata da possibilidade de o governo dos EUA aplicar sanções ao ministro com base na Lei Magnitsky, mecanismo legal que permite punir autoridades estrangeiras acusadas de violar direitos humanos.
Rubio respondeu afirmando que a questão está sendo analisada e que há “grande possibilidade”.
“Isso está sendo analisado agora. E há uma grande possibilidade de que isso aconteça”, disse o secretário de Estado.