Nova viagem

Lula se une a líderes das Ilhas Cook, Vietnã, Austrália etc. como convidado do G7

Presidente brasileiro desembarcou no Japão antes do previsto. Petista participará do "segmento de engajamento externo da Cúpula do G7"

acessibilidade:
Presidente Lula e primeira-dama Janja chegam ao Japão. Foto: Ricardo Stuckert/PR
Presidente Lula e primeira-dama Janja chegam ao Japão. Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Lula (PT) chegou a Hiroshima, no Japão, para participar do segmento de engajamento externo da Cúpula do G7, ao lado de líderes de nações convidadas como as Ilhas Cook, Vietnã, Austrália, entre outros. O “engajamento externo” é uma série de encontros paralelos à cúpula, fora da agenda oficial.

O G7 é o grupo das sete economias mais poderosas do mundo e inclui Estados Unidos, Japão, Alemanha, Reino Unido, França, Itália e Canadá. A formação do grupo leva em conta o tamanho da economia, mas também a influência dos países e nível de abertura das economias, por isso exclui países autoritários como a China.

Este ano vão participar como convidados os líderes da Índia, Indonésia, Austrália, Ilhas Cook, Comores, Coreia do Sul, Vietnã. Também foram convidados, como é de praxe, representantes das Nações Unidas, do Fundo Monetário Internacional (FMI), do Banco Mundial, da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), da Agência Internacional de Energia, da Organização Mundial de Saúde (OMS), da Organização Mundial do Comércio(OMC) e da União Europeia.

A comitiva presidencial brasileira chegou ao país asiático antes do previsto, no início da tarde desta quinta-feira (18), correspondendo à madrugada de sexta-feira (19) no horário local.

Reportar Erro