Diplomacia

Chanceler do Brasil visita Portugal e tem longa conversa com Rebelo de Sousa

Carlos França também se reuniu com ministros e visitou a sede da CPLP, em Lisboa

acessibilidade:
Era para ser um enciontro meramente protocolar, mas o chanceler Carlos França e o presidente Marcelo Rebelo de Sousa conversaram por cerca de uma hora.

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, recebeu nesta quinta-feira (1º) o ministro das Relações Exteriores do Brasil, embaixador Carlos França, para um encontro que deveria ser meramente protocolar, mas se transformou em uma conversa agradável com cerca de uma hora de duração.

É a primeira visita de um ministro das Relações Exteriores do Brasil a Portugal, países que “civilizam um ao outro”, segundo define o presidente português, entusiasta da das relações históricas.

Além de haver presenciado a posse do presidente Jair Bolsonaro, em 1º de janeiro de 2019, Marcelo Rebelo de Sousa tem fortes laços com o Brasil, onde vivem alguns familiares seus, incluindo um filho que presidente uma entidade sediada em São Paulo que promove a amizade entre os países.

Pauta ambiental

O chanceler brasileiro também teve encontros importantes, como foi o caso da reunião de trabalho com o ministro do Meio Ambiente e da Ação Climática de Portugal, João Pedro Matos Fernandes.

Durante a reunião com Matos Fernandes, ficou clara a impressão positiva deixada pelo discurso de Bolsonaro na reunião de cúpula promovida pelo norte-americano Joe Biden, inclusive quanto ao grau de ambição dos compromissos brasileiros com as metas de redução da emissão de gases.

Após se reunir com os cônsules brasileiros no Consulado Geral de Lisboa, o ministro das Relações Exteriores também visitou seu homólogo português, o sociólogo Augusto Santos Silva, ministro dos Negócios Estrangeiros do governo português no Palácio das Necessidades.

O chanceler Carlos França, durante visita à CPLP, ao lado do chefe da representação do Brasil, embaixador Pedro Brêtas Bastos.

Em outro ponto importante da agenda de França nesta quinta, ele visitou a sede da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), onde foi recebido com honras pelo secretário-executivo da entidade, embaixador português Francisco Ribeiro Telles.

O chanceler brasileiro ao ser recebido por Ribeiro Telles na CPLP.

O chanceler estava ao lado do embaixador Pedro Fernando Brêtas Bastos, chefe da missão brasileira na CPLP, que o chanceler definiu como “professor dos professores” da diplomacia brasileira. Além de uma conversa reservada entre as duas autoridades, houve também um encontro do chanceler brasileiro com os demais chefes de representações dos países membros da CPLP.

Nesta sexta (2), o ministro participará de encontro com os principais empresários portugueses na Confederação Empresarial de Portugal. Entidade mais importante do setor produtivo português, a CIP (sua sigla) tem representação semelhante à Confederação Nacional da Indústria (CNI) brasileira.

 

Reportar Erro